Entre 10 e 12 de Abril
Jornadas Luso-Espanholas na UBI

Por Marta Martinho


A Universidade da Beira Interior é a anfitriã das XII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica. Entre 10 e 12 de Abril, o departamento de Gestão e Economia recebe vários docentes de diversos países.
Aproximar as Instituições de Ensino Superior Ibéricas é um dos principais objectivos desta iniciativa. A UBI pretende continuar a desenvolver o trabalho de investigação científica, em Portugal e Espanha, na área das ciências empresariais.
O certame conta já com inscrições de mais de 500 conferencistas pertencentes a 42 Universidades e Instituições Portuguesas, 39 Universidades e Instituições Espanholas, 18 Universidades Brasileiras e ainda oito Universidades de outros países.
A iniciativa está dividida em diversas áreas científicas: Contabilidade e Fiscalidade, Economia da Empresa, Entrepreneurship e PME, Finanças, Gestão Estratégica e Competividade, Gestão da Produção e Qualidade, Inovação e Desenvolvimento, Internacionalização de Empresas, Marketing, Matemática aplicada à Gestão, Recursos Humanos e Sistemas de Informação e Tecnologia. A organização teve necessidade de criar uma décima terceira: Organização e Gestão de Instituições do Ensino Superior, uma vez que muitos dos textos que os conferencistas enviaram não se enquadravam nas áreas acima referidas.
A escolha da UBI prende-se com o facto de esta instituição colaborar com universidades estrangeiras, como é o caso da Universidade da Estremadura, fruto das participações da universidade em anteriores iniciativas do mesmo género. Mário Raposo, vice-reitor da UBI, é o coordenador das jornadas, em conjunto com alguns docentes desta instituição. Na organização deste evento colaboraram ainda alguns alunos de diversos cursos da universidade.
As jornadas iniciaram-se em 1984, alternando a sua realização entre Portugal e Espanha. Em Portugal, as cidades do Porto, Vila Moura e Funchal já receberam estas jornadas.
Nas últimas realizações tem sido notório o enorme interesse e um crescente envolvimento de especialistas e empresários Ibéricos.