Por Paulo Galhardo


Um debate informal em torno de uma mesa revelou o passado e o presente dos movimentos estudantis

A sede da AAUBI acolheu um debate informal que juntou estudantes e ex estudantes em torno do papel que estes cidadãos podem ter na construção de uma sociedade melhor. Apesar da pouca adesão estudantil, muitas ideias ficaram no ar na passada quarta feira, 27.
Francisco Abreu, director da Delegação do Instituto Português da Juventude de Castelo Branco, salientou a necessidade de se comemorar um dia devoto ao estudante. "Activo, irreverente, idealista" definiu, assim o estudante e o jovem. Relembrou marcos históricos nos quais os estudantes foram a força impulsionadora. Exemplificou estes marcos essenciais através das lutas estudantis da década de 60, contra a ditadura e os poderes instituídos. Esta descrição do jovem, explicou Francisco Abreu, "não se enquadra na sociedade actual, onde os grupos juvenis e as associações lutam por objectivos mais centrados em si próprios ou não lutam. As lutas dos últimos quinze anos têm estagnado, talvez graças a uma sociedade mais democrata, compreensiva e liberal", defendeu.
Ricardo Carvalheiro, docente do Departamento de Sociologia da UBI, expôs um conjunto de factores sociais que caracterizam o meio envolvente ao jovem estudante e as várias etapas que este experiencia. Apresentou um conjunto de dados estatísticos que enriqueceram o debate, e relevou a importância social do jovem estudante.
Os dirigentes associativos das escolas secundárias de Campos Melo e Frei Heitor Pinto, falaram sobre o estatuto do estudante no Ensino Secundário, a experiência associativa e propuseram objectivos.

União e solidariedade entre estudantes


O debate terminou com uma abordagem à competência dos jovens para formar e informar a sociedade, tornando-a cada vez mais democrática concluindo que, para tal, é necessário mobilizar a juventude estudantil.
José Miguel Oliveira, presidente da Associação Académica da UBI, destacou neste encontro, "a riqueza dos assuntos debatidos que justificam só por si esta iniciativa", mas, sublinhou que "a adesão dos alunos da academia não foi a esperada". Segundo José Miguel, "a fraca adesão pode justificar-se pela quantidade de iniciativas levadas a cabo pela AAUBI no último mês". Salientou ainda que actividades como esta irão certamente repetir-se no futuro.
A Associação Académica da Beira Interior assinala a comemoração do quadragésimo aniversário do Dia do Estudante, 24 de Março, com duas actividades. Uma vez que esta data coincide, este ano, com o período de férias escolares, as iniciativas decorrem antes e depois das férias. Esta, a primeira consistiu numa conferência sobre "O contributo dos jovens estudantes e as associações na sociedade civil", passado dia 20 de Março. A segunda iniciativa, em conjunto com as associações escolares das escolas secundárias, consistirá numa mostra de união e solidariedade entre os jovens e sociedade em que estão inseridos. Este será certamente um momento mais lúdico, com um encontro de estudantes e espectáculos, ao qual se espera grande adesão. Falta encontrar uma data consensual sendo provável ter lugar no início de Abril.