Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


Os Bombeiros da Covilhã estão satisfeitos com segurança no Silo-Auto

O comandante dos Bombeiros da Covilhã, José Flávio, está satisfeito com o nível de segurança do novo Silo-Auto no centro da cidade. Na sexta feira, 15, os Voluntários serranos tiveram uma acção de formação sobre o sistema de segurança do espaço e puderam analisar as várias soluções disponíveis para fazer frente a qualquer incidente que decorra no interior do parque.
Para além dos tradicionais extintores, em caso de perigo os "soldados da paz" podem contar ainda com bocas de incêndio, detectores de fumo e monóxido de carbono e um sistema de ventilação para extrair os gases. Além destes, o sistema de segurança inclui uma rede de cortinas de água para impedir que o fumo se estenda a pisos superiores. Na opinião de José Flávio , "o sistema de segurança do Silo-Auto é excepcional e até superior ao exigido por lei". De qualquer modo, e em caso de necessidade, na hipótese de algo falhar no sistema, os bombeiros podem combater o fogo com meios exteriores. Embora nem todas as viaturas consigam entrar no Silo-Auto, os Voluntários da Covilhã podem contar com um carro com 400 litros de água e 10 de espuma. Mas isso, sublinha Flávio, "só em caso de o sistema falhar, o que, à partida, só acontece se houver uma falha eléctrica".
No final da sessão, que envolveu cerca de 60 homens e oito viaturas e que serviu, sobretudo, para testar a estrutura em caso de intervenção, José Flávio mostrou-se satisfeito. Ainda assim, adianta o líder dos Bombeiros covilhanenses, "vai ser organizado um simulacro por alturas do aniversário da Corporação, para testar os meios existentes, o sistema de escoamento de fumos e situações em que seja necessário retirar pessoas.