As propostas para a construção do Centro de Artes foram abertas na terça feira, 18, na Câmara Municipal da Covilhã
Duas propostas em exposição
Maquetas do Centro de Artes no antigo BNU

Duas empresas apresentaram propostas para a construção do Centro de Artes da Covilhã. O investimento anda entre os 12 e 13 milhões de euros. As maquetas vão ser expostas, em breve, no antigo edifício BNU. Carlos Pinto quer a obra pronta em 2004.


Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


São duas as propostas apresentadas para a concepção e construção do Centro de Artes da Covilhã. As maquetas foram dadas a conhecer ao presidente da autarquia na última terça-feira, 18, e referem-se a dois consórcios empresariais que apresentaram soluções distintas para o Centro. As propostas variam entre os 13 milhões de euros (dois milhões e 600 mil contos) e os 12 milhões de euros (dois milhões e 400 mil contos). Quanto a prazos de execução, o mais curto é de 405 dias.
Dos sete consórcios a levantarem o caderno de encargos e programa do concurso, somente estas duas empresas se encontram em condições de concorrerem. Coube ao Instituto Politécnico do Porto a preparação do caderno de encargos, o que permitiu uma elaboração em sintonia com o Minstério da Cultura. "As propostas vão estar em exposição ao público no Centro Arte e Cultura (antigo BNU). Depois seguem para a Comissão de Análise que se vai reunir e proceder ao seu estudo e valoração. Em tempo oportuno, a Comissão vai remetê-las à autarquia para uma decisão final", explica Carlos Pinto. Questionado sobre as propostas, o autarca responde: "Temos aqui duas belas opções para definir qual delas vai constituir o projecto a ser construído na Covilhã".
Quanto a uma decisão final, o edil sublinha que "as obras nunca arrancam antes do fim do ano, uma vez que se vai ocupar entre cinco a seis meses com a definição, análise, processo de adjudicação e submissão ao visto do Tribunal de Contas". No entanto, Pinto garante que o Centro de Artes vai estar pronto em 2004. O investimento contempla um centro de congressos, com 800 lugares, galeria de exposições, um espaço de teatro, quatro salas de cinema e restaurante com capacidade para 100 pessoas.