RUDE volta a gerir LEADER
Quatro milhões de euros dinamizam Cova da Beira

NC/Urbi et Orbi


A Associação de Desenvolvimento Rural (RUDE) foi reconduzida no processo de gestão do Programa LEADER + na Cova da Beira. A decisão, da responsabilidade do Ministério da Agricultura, vem, no entender dos responsáveis da RUDE, "premiar o bom desempenho e trabalho desenvolvidos nos últimos 10 anos à frente da coordenação tanto do LEADER I e LEADER II".
Fruto do desafio lançado pela Direcção Geral do Desenvolvimento Rural e das Pescas, que abriu um concurso público, a RUDE foi a escolhida com a apresentação, em Agosto de 2001, de um Plano de Desenvolvimento Local para a sua zona de intervenção. Tal Plano encontra-se já devidamente aprovado e homologado, o que permite à Associação a credenciação para, nos próximos seis anos, implementar e gerir um investimento de quatro milhões 139 mil 530 euros. Esta verba destina-se, entre outras coisas, a possibilitar o acesso à informação, valorizar a produção local de artigos regionais e artesanais, preservar o património e ambiente rural e o desenvolvimento de parcerias entre agentes locais.
A RUDE pretende, igualmente, criar uma rede de lojas "Cova da Beira", actividades de animação turística e cultural, quiosques multimédia, implementar unidades de certificação em articulação com a UBI, participar e organizar certames e conferências nacionais e internacionais, entre muitas outras acções. Para isso, a Associação prevê, durante o mês de Abril, implementar o Plano e abrir o período de candidaturas, bem como disponibilizar toda a informação acerca do Programa através do seu site oficial.