A orquestra de sopros da EPABI, dirigida pelo maestro António Costa
Finalistas da EPABI recebem diplomas
"A arte é o meio de tornar as pessoas mais cultas"

14 alunos finalistas do curso básico de instrumento e do curso de instrumento receberam no passado sábado, 23, os seus diplomas. A cerimónia decorreu no Teatro-Cine e contou com dois concertos da Orquestra de Cordas e da Orquestra de Sopros da instituição. Cerca de uma centena de pessoas assistiu ao espectáculo, de entre familiares, amigos, professores e funcionários da EPABI.


Por Ana Maria Fonseca


"A arte é o meio de tornar as pessoas mais cultas", referiu João Nuno Saraiva, director Geral desta instituição, responsabilizando os alunos finalistas no sentido de que lhes cabe agora "pôr a música ao serviço dos outros". Segundo o director geral, cabe a estes finalistas criar um ambiente cultural, obedecendo sempre " à qualidade, à crítica e ao rigor", aconselhou.
" O País conta convosco, está na vossa mão criar a cultura que o País precisa", concluiu, apelando aos alunos para que não percam o elo de ligação com a EPABI.
Maria Sofia recebeu no passado sábado o seu diploma de finalista do curso de instrumento (equivalente ao 12º ano). Apesar de ser de Lisboa, escolheu a EPABI para estudar violino. Agora pretende seguir o curso superior de violino. "Gostei muito desta escola. Saem daqui grandes instrumentistas", referiu. "As más condições da sede não são favoráveis ao nosso estudo", comenta, e acrescenta, "faltam salas, falta um pouco de tudo. Só com força de vontade e com a qualidade dos professores se consegue ultrapassar a falta de condições", afirma.
"Se tivéssemos melhores condições, fazíamos ainda melhor o nosso trabalho", defende Susana, finalista do curso básico de instrumento (correspondente ao 9º ano).
João Nuno Saraiva, director Geral da instituição afirma-se descontente com a indiferença de algumas entidades. "A EPABI pode ser um meio estratégico de desenvolvimento cultural e tem de ser entendida como tal", defende. "Há pessoas ligadas a várias áreas que deviam perceber isso, e por isso deviam estar aqui hoje, mas não estão", salientou.

Comemorar o talento e o esforço

A orquestra de cordas sob a direcção de António Oliveira e Silva

Este ano, a EPABI comemora 10 anos de laboração. Nestes dez anos, "faz sentido comemorar especialmente o talento, o esforço, e o facto de terem aparecido as escolas profissionais de artes", refere João Nuno Saraiva.
Para Paula Cipriano, directora pedagógica da EPABI, "há-que comemorar e louvar todo o trabalho que tem sido feito ao longo destes 10 anos".
Do programa comemorativo fazem parte alguns concertos comemorativos. "O mais significativo será no dia 7 de Julho e irá reunir os ex alunos da escola. Vamos fazer uma grande orquestra", conclui.
Setembro de 2003 é a data limite da EPABI para ter novas instalações, ou corre o risco de fechar as portas. " O caderno de encargos que vai levar ao projecto de construção da escola já está em andamento", explica o director geral. Apesar de ser "quase impossível ter as instalações prontas até essa data, "acredito que se a escola estiver em construção nessa altura, possam adiar a medida drástica de a encerrar", ressalva.
O financiamento "cada vez mais apertado em termos das entidades que financiam" é outra das preocupações da instituição. "Neste momento está a decorrer um projecto de engenharia financeira, cujo objectivo, se fosse possível de atingir, era chegar a 2006 com autonomia da escola", explica, e acrescenta, "esta escola tem um produto para vender. Se o vender com inteligência pode ir buscar receitas para conseguir uma certa autonomia".


[aceder à "carta ao director" sobre a EPABI]