Por Sandra Invêncio


Os Ashfield venceram o Segundo Festival de Música Moderna da Beira Interior

Foi no passado dia 21 de Março que a discoteca & Companhia foi palco da final do Segundo Festival de Música Moderna da Beira Interior. Os Ashfield, os Orange Country e os Sun Like a Red Eye, os três primeiros classificados, serão as bandas de abertura da Semana Académica da UBI.
"Este ano recebemos mais de uma centena de maquetes a partir das quais seleccionámos as doze bandas deste festival", afirma Ricardo Abreu, responsável pela secção cultural da AAUBI. "No ano anterior recebemos apenas umas vinte", revela. Na primeira semifinal, realizada no dia 7 de Março na discoteca República, em Castelo Branco, três bandas ficaram apuradas para a final. Uma semana depois eram seleccionadas as outras três bandas finalistas na Guarda, na discoteca Malukiss.
Os Ashfield, banda oriunda de Almada, foram os vencedores do festival e, para além dos 1250 € ganhos em dinheiro, têm a oportunidade de gravar uma maquete com três temas originais.
Segundo Ricardo Abreu, o objectivo do Segundo Festival de Música Moderna da Beira Interior "é mostrar à região a boa música que se faz no nosso país, e que não é só no litoral que existem iniciativas deste género". Os participantes vieram de várias zonas do país. "Foi o resultado de uma grande aposta na divulgação através dos meios de comunicação, nomeadamente do jornal Blitz", acrescenta.

"O público não está preparado para noites diferentes"

Música Tradicional Portuguesa, Blues e Rock foram os géneros musicais que animaram a noite desde a uma da manhã até às seis. Foi só a partir das quatro da manhã que o público começou a ser mais numeroso. "O público não está preparado para noites diferentes", comenta Ricardo Abreu, "se a actuação fosse a de uma banda conhecida a nível nacional a adesão seria outra". A discoteca & Companhia só encheu já quase no final do espectáculo aquando da actuação das últimas duas bandas.
O Segundo Festival de Música Moderna da Beira Interior realizou-se em discotecas devido a uma questão de coerência, explica Ricardo Abreu. "Numa das semifinais as condições climatéricas obrigaram-nos a realizar o espectáculo numa discoteca. Apesar do bom tempo acabámos por fazer o mesmo aqui na Covilhã", afirma o responsável pela secção cultural da AAUBI.
Os Ashfield foram a segunda banda em palco. "Não tivemos muito público a ver-nos mas esta vitória é importante, é gratificante quando reconhecem o nosso trabalho", afirma Pedro Pereira Neto, viola baixo da banda vencedora.