Ficha do Jogo

Campeonato Nacional da 2ª Divisão B Zona - Centro
27ª Jornada 20/03/2002

Estádio Municipal do Fontelo (Viseu)

Árbitro: Manuel Sousa (Porto)

Ac. Viseu: 1
Rogério, Sérgio, José Duarte e Bruno Almeida; Rui Lage, Adilson (Rui Carlos, 72 m), Amorim (Pedro Fonseca, 52 m) e Rui Santos (Sebastien, 71 m); Lemos e Paulo Figueiredo

Treinador: Luís Almeida
Disciplina: Cartão amarelo para Rui Lage (23m), Amorim (45m), José Duarte
(57m), Adilson (69m), Rogério (79m), Bruno Almeida (81m e 84m) e Sebastien (90m). Cartão vermelho para Bruno Almeida (84m).
Marcador: Lemos (17 m, de g. p.)

Sp. Covilhã: 0
Celso; Rui Morais , Piguita, Alexandre ( José Carlos 45m), Trindade; Marco
Abreu, Capelas, Filipe Avelar ( Túbia 82m), Chalana; Hermes (Hélder Gomes 70m)
e Riça.
Treinador: João Cavaleiro

Disciplina:
Cartão amarelo para Trindade (16m)





Classificação:

Sp. Pombal.......55 p
Sp. Covilhã.......54p
Torrense..........51p
Feirense...........47p
Odivelas...........47p
(.....)
Alcains..............14p


Covilhã desperdiça liderança
Muralha intransponível

O Sp. Covilhã desperdiçou na passada quarta-feira soberana oportunidade de reconquistar a liderança do campeonato. Na visita a Viseu, os Leões da Serra saíram derrotados e continuam a série negra de resultados fora do Santos Pinto.


Por Francisco Carvalho


Duas oportunidades de golo em mais de 90 minutos de futebol.. Pouco para uma equipa que ambiciona a subida de escalão. Foi esta a história do jogo do Sp. Covilhã com o Viseu, que acabou por não permitir a reconquista da liderança do campeonato pelos serranos. Os visienses defenderam-se sempre bem, não
permitindo qualquer veleidade aos atacantes do Covilhã.
O Sp. Covilhã apresentou-se no Fontelo com o seu esquema habitual, num 4-4-2, apostando forte numa vitória que lhe permitisse continuar a pressão sobre o Pombal. O jogo começou muito equilibrado e a primeira oportunidade pertenceu ao Covilhã. Num livre ao seu estilo aos 6', Riça obrigou Augusto a defesa apertada. Mas aos 16', Trindade comete uma grande-penalidade. Foi um lance infeliz para o defesa do Covilhã, que ao falhar um corte, acerta num adversário com o árbitro da partida a assinalar o respectivo pénalti. Lemos não desperdiçou e aos 17' fez o único golo da partida. O Sp. Covilhã estava em
desvantagem no placard e começou a procurar a reviravolta no marcador. Mas o Ac. Viseu mostrava-se muito forte na defesa e no meio-campo, não dando qualquer hipóteses ao Covilhã. Celso era a grande figura, defendendo várias situações de perigo.
Aos 44' aparece a oportunidade de golo mais flagrante do Sp. Covilhã. Numa bela jogada individual, Filipe Avelar liberta-se de dois adversários, e na cara de Augusto tenta o remate em jeito, mas a bola saí por cima da barra. O árbitro apita pouco depois e dá por terminada a primeira parte.

Pressão igual a zero

No começo da segunda parte, João Cavaleiro tenta mudar o rumo dos acontecimentos, com a entrada do rápido José Carlos. O Viseu começa então a ter grandes dificuldades para sair do seu meio-campo, e começa a defender o resultado. Mas a pressão do Sp. Covilhã não chega para alterar o resultado. A velocidade continua a ser pouca por parte dos "leões", e os lances resumem-se a cruzamentos sem nexo e a jogadas que esbarram na muralha defensiva dos da casa.
Aos 26', num contra-ataque do Ac. Viseu, Listra quase marca. O jogador do Viseu aproveita uma falha de marcação de Trindade e remata com a bola a rasar a trave. João Cavaleiro tenta mudar de novo o cariz do jogo, entrando Hélder Gomes para o lugar do apagado Hermes.
A criatividade do meio-campo covilhanense aumenta um pouco, mas sempre que um ataque chega à grande área é barrado pelos defesas do Viseu que se mostraram verdadeiros gigantes. Nos minutos finais do jogo, Piguita avança no campo para jogar a ponta de lança e começa o chuveirinho para a área do Viseu. Era o desespero na procura do empate mas sem resultados práticos. Augusto revelava-se extremamente seguro e recolhia todas as bolas. A partida terminava com a derrota do Covilhã.
Foi um jogo que demonstrou a fragilidade atacante dos serranos fora de casa, que se mostrou uma verdadeira nulidade. A velocidade foi sempre pouca, e os rasgos individuais de Chalana e Filipe Avelar apareceram poucas vezes. A defesa
esteve ao seu nível não se sentindo a falta de João Carlos, mas o lance infeliz de Trindade ditou a derrota. Celso esteve muito bem, especialmente durante o período de maior pressão atacante do Viseu. O árbitro que viajou do Porto realizou excelente exibição.
O Covilhã acabou por deixar fugir a oportunidade de reconquistar a liderança ao Pombal, que também saiu derrotado nesta jornada. O maior beneficiado foi o Torrense que voltou à luta pela subida. Odivelas e Feirense atrasam-se cada vez mais. Na próxima jornada o Sp. Covilhã recebe o Oliveira do Bairro.