III Divisão- Sertanense sobe ao segundo posto
Teixosense sem brilho em Porto de Mós

Nove pontos separam já o Teixosense da manutenção. A oito jornadas do final da temporada a tarefa dos serranos afigura-se cada vez mais difícil. Na Sertã o momento é de alegria: a turma de Kikas sobe ao segundo posto e coloca-se em vantagem na luta pela promoção à II B.

Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi


A deslocação do Teixosense ao terreno do Portomosense não foi brilhante. Não só por a equipa caseira ser um grande candidato à subida e possuir um forte plantel, mas também pela inoperância atacante da equipa de Tó Real.
Ao minuto três, Konwlo abre as hostilidades e remata forte para defesa de Hélder Cruz para canto. Mas dois minutos volvidos, o portomosense Dimas foge pelo lado esquerdo, finta Pedro Daniel e cruza rasteiro e atrasado para Borges inaugurar o marcador. O golo prematuro marcou a equipa verde negra que, aos 12 minutos, sofre o segundo. Nélson beneficia de uma tabela e converte. Os caseiros, galvanizados, continuaram a pressionar e Ramusga tem na cabeça a hipótese de ampliar, mas Hélder Cruz defende. A equipa da casa apresenta um futebol rápido e com boas desmarcações, pondo à prova os melhores jogadores em campo do Teixosense, Pedro Dias e Hélder Cruz. Na melhor ocasião do Teixosense para marcar, Costa permite a defesa ao guardião Tony.

Controlo sem objectividade

O Portomosense entra com toda a força no segundo tempo e Hélder Cruz volta a aplicar-se para evitar que Hugo amplie a vantagem. A equipa do Teixoso consegue, por momentos, algum equilíbrio a meio-campo, mas o futebol demasiado "rendilhado" dos beirões não cria situações de perigo para a defensiva local.
O Portomosense começa a assumir o comando do jogo, enquanto o Teixosense tenta responder. Num livre a meio do meio campo caseiro, Costa remata forte mas sem direcção. O terceiro golo para a equipa de João Sousa adivinhava-se e Sena, com um bom trabalho individual, bate Hélder Cruz e estabelece o resultado final. Os serranos tentavam em vão explorar os flancos e servir os avançados David Nogueira e Spencer. O lance de maior perigo para a equipa do Teixosense é protagonizado por Spencer, mas o cabo-verdiano, na pequena área, domina mal a bola e até a ajeita com a mão. Para manchar ainda mais a tarde para o Teixosense, o possante central Clauber arranca do seu meio campo até à área da equipa serrana e, quando se isolava, Costa derruba-o e o árbitro aveirense Fernando Martins mostra-lhe o vermelho directo. Na próxima jornada, o Teixosense recebe o Bidoeirense.

Sertanense é segundo

Entretanto, o Sertanense de Kikas já segue na segunda posição da tabela. Os beirões receberam no sábado, 16, a formação do Ginásio de Alcobaça e venceram por 2-0.
O Lourinhanense, por seu lado, a jogar em casa, não foi capaz de se impôr ao líder da prova, o Estrela de Portalegre. Perdeu por uma bola a zero e, com isso, o segundo posto para os homens da Sertã que seguem, agora, atrás do líder com dois pontos de vantagem sobre o conjunto "leonino". Na próxima ronda, domingo, 24, os sertanenses recebem o Mirense, ainda à procura de terrenos mais seguros, enquanto o Lourinhanense se desloca ao sempre difícil terreno do Torres Novas. Em Tomar, o União local e o Vitória de Sernache protagonizaram o duelo mais produtivo da jornada. Os 90 minutos de jogo renderam oito golos, igualmente repartidos por ambas as equipas (4-4). O resultado, apesar de animador não deixa a equipa de Carlos Coelho mais descansada. É que os beirões estão a escassos cinco pontos da linha de água, uma posição ainda incómoda para quem aspira a assegurar a manutenção o mais cedo possível.