Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


A ETAR da "Paulo de Oliveira deverá, acredita o administrador dos SMAS, Alçada Rosa, acabar com os problemas de saneamento na Boidobra e evitar imagens como os que a foto apresenta

A Boidobra pode estar prestes a ver os problemas de saneamento na freguesia resolvidos, uma vez que, segundo o NC apurou, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da fábrica "Paulo de Oliveira" está para entrar, nos próximos dias, em funcionamento. A garantia é dada pelo administrador dos Serviços Municipalizados (SMAS) da Covilhã, Alçada Rosa, que assegura: "Esse problema vai ser definitivamente resolvido. A ETAR da "Paulo de Oliveira" está pronta e não vai demorar muito até que a Central seja activada". Ainda segundo o responsável, "mal isso aconteça, os problemas de saneamento da Boidobra acabam".
Confrontado com tal medida, o presidente da Junta de Feguesia, José Pinto, afirma-se descrente. "Sou como São Tomé, ver para crer. Mas tenho muitas dúvidas sobre o êxito de tal medida", afirma. No entender de Pinto, "os SMAS, ou não têm querido, ou não querem ter, a autoridade para questionar o facto de a empresa estar há muito tempo a lançar os efluentes industriais para um emissário de resíduos domésticos". Uma situação que, sublinha o presidente da Junta, causa inúmeros problemas de saneamento na localidade. Para José Pinto, se a ETAR não funcionar a 100 por cento e se se mantiverem as descargas de efluentes no mesmo emissário (que provocam inundações de campos e habitações), "o problema da Boidobra não cessa".
Em declarações ao NC, Alçada Rosa adianta, ainda, que a "Nova Penteação" vai, também ter uma ETAR, e que a linha de estratégia a seguir pelos SMAS passa pela melhoria da qualidade da água, com a instalação de filtros em todo o concelho. "Estamos a anteciparmo-nos a problemas futuros para, deste modo, ultrapassarmos a fase em que ocorríamos, somente, a conservar ou reparar redes de esgotos", explica o administrador.