Por Carmen Martins


Gabriel Roy veio à UBI falar sobre os avanços no processo de combustão

Com um curriculo de 35 anos de gestão governamental, Gabriel Roy deslocou-se à Covilhã para mostrar aos alunos de Engenharia Aeronáutica da UBI os mais recentes avanços no processo de combustão. Este investigador coordena um dos mais antigos programas de bolsas para investigação que possui um orçamento de dois biliões de dólares.
Desde a Segunda Guerra Mundial que os EUA vão ao encontro de faculdades interessadas em desenvolver o campo da investigação nesta área. Aumentar a velocidade e o espaço percorrido, reduzir o consumo e os custos da utilização de combustível são alguns dos objectivos da pesquisa no campo da combustão. Outra meta é conseguir diminuir o barulho produzido pelos motores de avião e de naves aeroespaciais. Tudo pelo bem comun das populações que residem perto das oficinas onde são construídos estes aerotransportadores.
Para além de várias universidades norte- americanas, o Reino Unido é um exemplo europeu que faz parte deste programa.
" O meu programa está sempre disponível", refere Gabriel Roy acerca da abertura do seu programa a qualquer universidade interessada. Basta que a UBI se mostra interessada para poder, no futuro, participar neste programa.