O ERRO DE DESCARTES
Razão, Emoção e Cérebro Humano




António Damásio


Por Ivone Ferreira

Com um estilo leve e simultaneamente sólido, um dos mais famosos neurocirurgiões da actualidade estabelece um diálogo com o leitor, como se de uma conversa com um amigo imaginário se tratasse. A preocupação com a racionalidade e com as emoções humanas, que tem sido alvo de estudos desde os inícios da sociedade ocidental e mereceram especial análise nos estudos do filósofo Descartes, ganham novos contornos neste ensaio acessível a quase todos os leitores.
Que mecanismos utiliza o nosso cérebro para pensar, porque é que somos afectados pelas informações que recebemos dos sentidos, são algumas das perguntas que ganham resposta neste ensaio que abala os fundamentos de uma tradição que é fundada na razão e está habituada a relegar os sentimentos e as emoções para segundo plano.
O estilo com que Damásio conduz a conversa é fruto de anos de trabalho de um homem com experiência de um exercício orientado com e para as pessoas, o conteúdo resulta de anos de pesquisa no seu laboratório e das consultas de neurologia com os seus pacientes.
O Erro de Descartes não pretende dar respostas científicas eternamente válidas mas abre caminho para uma compreensão mais aprofundada e realista da psicologia humana e consequentemente de todos os domínios científicos que têm como objecto de estudo o homem.