Por Ana Maria Fonseca


É o Centro de Informática que alberga o novo sitema

"A UBI é a única instituição a nível nacional que está a disponibilizar este tipo de serviço", sublinha Miguel de Jesus, responsável pelo projecto que poderá, num futuro próximo, ligar toda a universidade através da área de cada aluno, permitindo-lhe aceder a conteúdos de aulas e outros ficheiros em qualquer local da Universidade. O sistema está a ser desenvolvido pelo Centro de Informática e, apesar de, por enquanto, estar disponível apenas em alguns espaços da instituição, pretende, num futuro próximo, estender-se a todos os Departamentos.
"O objectivo do projecto é fornecer recursos informáticos a todos os alunos da UBI, que neste momento são mais de 4 mil e 500", explica Miguel de Jesus.
Todos os alunos inscritos na universidade terão uma conta, constituída pela letra a, e seguida do número de aluno. Cada estudante terá igualmente uma conta de e-mail. A maior vantagem é, para Miguel de Jesus, a possibilidade que um aluno terá, "a partir da própria sala de aula, guardar ficheiros na sua área, que depois poderá encontrar em qualquer local onde o sistema esteja em funcionamento. Ao trabalhar sempre dentro da mesma área, que é a sua, torna desnecessário o uso de disketes ou de outro sistema de transporte da informação", explica.


A Biblioteca Central conta com 220 novos computadores ligados ao sistema



Aulas em formato digital

Funcionando como apoio ao ensino teórico, este sistema "dá aos docentes a possibilidade de prepararem as aulas em formato digital, podendo projectar essas aulas nos anfiteatros aderentes ao sistema", descreve. Os elementos das aulas assim preparadas poderão ainda ser disponibilizados na web, para que os alunos possam ter acesso a elas em horário extra-curricular, quer na biblioteca, quer na sala de aula, por exemplo.
Há ainda uma vertente teórico prática a destacar. As salas de aula aderentes ao sistema, estarão equipadas com computadores dotados de software específico para cada tipo de aula, seja ela de Matemática, Engenharia Civil ou Sociologia.
"No Pólo das Engenharias, nas salas 9.1 e 9.3, já decorrem aulas com o apoio deste software, e também em algumas salas das Ciências Exactas, como nos departamentos de Matemática, Informática e Física", assegura o responsável pelo projecto.

Licenciados pela UBI mais preparados

Na opinião de Miguel de Jesus, os maiores benefícios deste sistema passam pela mobilidade dada ao aluno. "A partir de agora só não trabalha em informática quem não quiser", refere, sublinhando que os alunos dispõem de recursos informáticos com abundância. "Poderão trabalhar e evoluir por si só", refere e acrescenta, "Quem sair de uma licenciatura da UBI estará apto para responder às necessidades do mercado de trabalho onde a informática é, cada vez mais uma ferramenta essencial".
O sistema está instalado no Centro de Informática, através de um conjunto de servidores que mobilizam serviços em vários pontos da Universidade.
Numa primeira fase, o sistema estará disponível na Biblioteca Central, na Sala de Terminais, no Pólo das Engenharias, nas salas 9.1 e 9.3, no Bloco VI, na sala 6.13, num laboratório de Física e ficará ainda numa outra sala do Departamento de Informática.


Vários espaços da UBI podem já usufruir do sistema que representa ainda um aumento de cerca de 340 computadores na instituição

Um sistema para os alunos

Até agora já foram gastos cerca de 200 mil contos na instalação deste sistema informático, valor que inclui um incremento de 340 computadores na instituição: 220 computadores novos na Biblioteca Central e 120 espalhados pela universidade.
"Este projecto constitui um esforço grande por parte da instituição, uma vez que está a ser desenvolvido com receitas próprias", ressalva.
Envolvidos neste projecto estão, além de Miguel Jesus, docente do Departamento de Física, e responsável pelo projecto que teve inicio à cerca de ano e meio, funcionários do Centro de Informática. Pacheco de Carvalho, director do Centro, Paulo Gomes, Paula Fonseca, Angelo Cleto e Jorge Madeira ajudaram a tornar realidade esta ideia. "O sistema foi criado para o ensino e para os alunos, uma vez que estes estavam bastante carenciados neste sentido", salienta Miguel de Jesus, acrescentando que, através da vontade de dar mais recursos aos alunos, "Fez-se um estudo para determinar as melhores soluções para o problema da falta de recursos informáticos". O estudo foi feito no Centro de Informática por Miguel de Jesus, Pacheco de Carvalho e Paulo Gomes. Uma vez encontrada a solução, foi discutida no Conselho Técnico do Centro de Informática, com a presença de um representante de cada Departamento.
A última palavra foi dada pelo reitor que deu o aval para que o projecto avançasse.