Comemorações do 25 de Abril
Envolver o associativismo

Por Ana Maria Fonseca


Iniciativas culturais e desportivas, inaugurações, de habitações e acessibilidades, bem como eventos culturais e desportivos, fazem parte do programa das comemorações do 25 de Abril para este ano.
As celebrações começam logo na noite de dia 24 com um concerto de Rui Veloso no Teatro-Cine da Covilhã.
O dia 25 começa com uma sessão solene que terá lugar na Assembleia Municipal. Em seguida será inaugurada a Avenida Infante Dom Henrique que liga a rotunda do Hotel Turismo, seguindo até ao Pavilhão da ANIL. Serão ainda entregues 24 habitações sociais na Vila do Carvalho. O programa conta também com várias actividades desportivas
Para Carlos Pinto este é um "excelente programa que vai assinalar bem o dia 25 de Abril, sobretudo com obras, realizações e melhorias para as pessoas poderem sentir que a qualidade de vida aumenta", sublinha.
Miguel Nascimento, vereador socialista na autarquia covilhanense, defende que estas iniciativas "são de louvar", mas lança uma crítica. Para o vereador socialista, estas comemorações deviam aproveitar "o investimento que foi feito pela Câmara, no último mandato, no sentido de dotar as associações culturais e desportivas e recreativas do concelho de sedes condignas", envolvendo-as nesta celebração. "É preciso, dar um novo ar a estas comemorações, envolvendo a participação das associações culturais, desportivas e recreativas do concelho, e porque não voltar ao antigo figurino da comissão das comemorações do 25 de Abril", defende, onde essas associações estavam representadas.