Foi nas instalações do Teatro-Cine da Covilhã que decorreu o casting para o filme "Quaresma", de José Álvaro de Morais
Procuram-se actores
"Quaresma" na Covilhã

Na passada sexta feira, o Teatro-Cine da Covilhã encheu-se de candidatos a actores para o filme "Quaresma"de José Álvaro de Morais. Mais de centena e meia de participantes procuram os seus 15 segundos de fama.


Por Paulo Galhardo


O Teatro-Cine da Covilhã foi um espaço muito concorrido na passada sexta feira. Desta vez a finalidade dos presentes não era ver actores, mas sim tentar ser um actor. Numa iniciativa da Madragoa Filmes, o teatro acolheu um casting que nesta fase consistiu apenas no preenchimento de alguns dados biográficos e recolha de fotos dos candidatos. Futuramente alguns dos candidatos serão escolhidos para participarem num projecto da produtora como figurantes ou, eventualmente, encarnando pequenos papéis.
Entre os candidatos reinava a curiosidade. Desconheciam o título do filme e o nome do realizador e na generalidade não tinham experiência de outros castings. Embora curiosos, a maioria dos aspirantes a actor não depositava grandes expectativas na sua escolha e na carreira cinematográfica. "Não é seguro apostar numa carreira como actriz. Há poucos investimentos e por isso a actividade é apenas hobby" afirma Paula Nunes, trabalhadora-estudante. Jessica, de seis anos, gosta de televisão e "gostava de ser actriz", por isso não quis deixar de tentar conquistar um papel neste filme. Já Domingos Silva, reformado de 65 anos foi movido pela curiosidade. "Já fiz alguns spots publicitários quando era locutor duma rádio amadora, fiz também teatro amador. Agora tenho muito tempo livre e gostava de experimentar o cinema", refere o reformado.
Nuno Milagre, responsável pelo casting, faz um saldo positivo desta iniciativa, embora "esperasse também gente mais madura. Este casting visa fornecer um vasto leque de escolha para o filme. Poderão também surgir convites para papéis secundários ou de figuração especial", refere.
Em relação ao filme, Nuno Milagre não quis adiantar muito. "Quaresma", de José Álvaro de Morais é "uma história que decorre nos tempos actuais". As gravações deverão demorar um mês e decorrem na Covilhã e em Castelo Novo.
O filme será produzido pela Madragoa Filmes, uma das mais conceituadas produtoras nacionais. Manoel de Oliveira, João César Monteiro, Teresa Villaverde e João Canijo, entre muitos outros, são alguns dos realizadores que trabalham com esta produtora.