Em Oliveira do Hospital o Covilhã arrancou uma vitória suada mas de extrema importância

Ficha do Jogo

Estádio Municipal de Oliveira do Hospital
(30-03-2002)


Árbitro: José Figueiredo (Coimbra)
Auxiliares: A. Campos e P. Ferreira

Oliveira do Hospital- 0
Carlos Miguel, Comboio, Castanho, Jouber, Quaresma (87), Lopo, Casquinha, Luisinho (79), Paulo Alves, Pipocas, Oliveira, Aniky, Nuno Santos
Treinador: Rui Cerdeira

Sp. Covilhã - 1
Celso; capelas, Alexandre, Trindade, Marco Abreu, Zé Carlos, Filipe Avelar, H. Gomes (22), Túbia, Chalana, Hermes (66), Sousa (90), Rui Morais
Treinador: João Cavaleiro

Ao Intervalo: 0-0

Marcadores: Helder Gomes (82)

Disciplina: Cartão amarelo a Alexandre (17 m), Carlos Miguel (37 m), Chalana (61), Aniky (69 m), e Marco Abreu .

II Divisão B- Amêndoas doces para o Covilhã
Leões regressam à liderança do outro lado da Estrela

Depois da derrota do Pombal em Oliveira do Bairro, o Covilhã reconquista o estatuto de líder com uma vitória frente ao Oliveira do Hospital. Uma vitória importante numa altura em que se avizinham deslocações difíceis para os "leões da Serra".


Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


Em tempo pascal o Sporting da Covilhã decidiu adoçar a boca aos sócios com o regresso ao primeiro lugar da tabela da II B. Os serranos aproveitaram da melhor maneira a derrota do Pombal na deslocação a Oliveira do Bairro, venceram o Oliveira do Hospital e substituíram os leões pombalinos no comando. Contudo, a vitória dos covilhanenses não foi fácil. Com um sistema "super-defensivo", a equipa orientada por Rui Cerdeira conseguiu evitar o golo aos visitantes até aos 82 minutos.
Para Oliveira do Hospital, João Cavaleiro levou uma equipa voltada para o ataque com uma defesa de recurso. Face à ausência dos centrais habituais, João Carlos e Piguita, o eixo defensivo ficou a cargo de Trindade e Alexandre. No meio campo, Filipe Avelar encarrega-se de municiar o ataque constituído por Riça (ao centro), Túbia (à esquerda) e José Carlos (à direita), regressado à titularidade. No entanto, durante o primeiro tempo, raras foram as ocasiões de perigo protagonizadas por qualquer das equipas. Ainda assim, foi o Covilhã que mais perto esteve do golo quando, na cobrança de um livre directo, Chalana atira ao poste da baliza de Carlos Miguel. As coisas não corriam de feição ao conjunto de João Cavaleiro que, aos 22 minutos é forçado a lançar Hélder Gomes para o lugar do lesionado Filipe Avelar, mas eram os serranos quem mandava na partida.

Vitória sai do banco

À entrada para o segundo tempo tudo parecia diferente. As equipas apresentam-se mais aguerridas e, logo no primeiro minuto, Celso tem que se aplicar para negar o golo a Oliveira. Na jogada seguinte é Hélder Gomes que põe em sentido a formação local. O brasileiro entra na área mas o remate é interceptado por Lopo. O Covilhã imprime mais velocidade à partida e instala-se por completo no meio-campo do Oliveira do Hospital, sem, contudo, encontrar as melhores soluções para ultrapassar o sector mais recuado da turma da casa. Aos 66 minutos Cavaleiro lança Hermes em campo, por troca com Chalana, e o ataque forasteiro ganha nova dinâmica. O Covilhã chega mesmo a marcar mas, por duas vezes, o árbitro José Figueiredo invalida o golo aos serranos, primeiro por carga sobre o guarda-redes na pequena área e, depois, por fora-de-jogo assinalado a Trindade.
Os beirões não desistem e voltam a carregar sobre o adversário. Aos 82 minutos surge o golo da vitória: José Carlos cruza para Hermes que, com um passe a "rasgar" a defensiva oliveirense, desmarca Hélder Gomes. Completamente isolado, o brasileiro ainda tem tempo para sentar Carlos Miguel antes de rematar para a vitória. O resultado acaba por se revelar justo, essencialmente por aquilo que o Covilhã fez na segunda metade.
Na próxima jornada, domingo, 7, os "leões da Serra" recebem o Vilafranquense que, fora de casa, ganhou apenas uma vez. Depois seguem-se duas semanas complicadas, com deslocações consecutivas a São João da Madeira e a Pombal.