Instituto Politécnico da Guarda
Dia aberto na ESTG

NC/Urbi et Orbi


A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico da Guarda promove no dia 17 de Abril o Dia Aberto daquela instituição de ensino. Aquela escola vai abrir as suas portas a toda a comunidade da Guarda, dando especial atenção à camada estudantil. Este ano foram convidadas, para além de todas as escolas secundárias do distrito, as escolas preparatórias e primárias da cidade. O objectivo desta iniciativa é que, cada vez mais cedo os jovens tomem contacto com o ensino superior, o seu funcionamento, as suas instalações e os cursos ministrados.
O Departamento de Engenharia Informática promove durante todo o dia, visitas aos laboratórios e vai ter patente no corredor de Informática exposições interactivas de protótipos. Juntamente com o Laboratório de Internet e Informática Aplicada (LIIA), o departamento terá à disposição de todos alguns computadores ligados à Internet, possibilitando aos alunos a criação de contas de correio electrónico. Por seu turno, o Departamento de Línguas e Culturas organiza visitas ao laboratório de Línguas e à Sala de Línguas, onde irá apresentar extractos de filmes de Banda Desenhada. Os alunos terão ainda a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre línguas como o francês e o inglês.
A Secção de Física levará também os visitantes a conhecer o seu laboratório, onde estará patente uma exposição didáctica e onde lhes será mostrado um filme sobre a molécula da água. O Departamento de Matemática promoverá exposições como a "Matemática Assassina" e a "Matemática Interactiva".
Refira-se que o Departamento de Engenharia Mecânica terá exposto o Egiecocar e outro equipamento e possibilitará a alguns alunos experimentar um Kart. Serão ainda organizadas visitas aos laboratórios, onde serão executados vários tipos de ensaios.
O Departamento de Ciências Sociais e Humanas apresenta uma exposição Interactiva sobre a Balança de Pagamentos, bem como trabalhos realizados. O Departamento de Gestão realiza uma apresentação didáctica sobre "O Funcionamento da Empresa". Finalmente, o Departamento de Engenharia Civil promove visitas aos laboratórios permitindo aos alunos assistir a alguns ensaios e experiências. A Secção de Ciências Geográficas efectua uma visita à "Sala da Terra e do Espaço". O Laboratório de Hidráulica e Recursos Hídricos e Ambiente realiza ensaios laboratoriais subordinados ao tema "A Água e a Vida" e a sua unidade. O Laboratório de Águas e Controle de Poluição, irá demonstrar e executar ensaios analíticos em águas de consumo.
Para além destas actividades, os visitantes terão ainda a oportunidade de conhecer os gabinetes da ESTG, como o Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais, o Gabinete de Promoção e Divulgação, o Gabinete de Avaliação e Qualidade e o Laboratório de Internet e Informática Aplicada.