Em Belmonte reside uma das mais importantes comunidades judaicas do País
Comunidade israelita reúne na UBI
Centro de Estudos Judaicos já funciona

O Centro de Estudos Judaicos da UBI (CEJUBI) está, desde o final do mês de Março, em pleno funcionamento. A novidade é adiantada por Antonieta Garcia, que salienta que os atrasos se deveram à espera pela conclusão da Biblioteca Central.


Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


O Centro de Estudos Judaicos da Universidade da Beira Interior (CEJUBI), realiza, ainda este ano, um colóquio com a Comunidade Israelita de Lisboa. A informação é avançada pela directora do CEJUBI, Antonieta Garcia que explica o atraso na abertura do Centro. "Estivemos muito tempo à espera que a Biblioteca Central estivesse pronta e a instalação do mobiliário atrasou a laboração do Centro. Este só teve condições para trabalhar em finais de Março", declara Antonieta Garcia. No entanto, a responsável pelo Centro de Estudos Judaicos adianta que já foi adquirido um leitor de micro-filmes relativos à presença judaica na Beira Interior, instrumento que vem evitar as deslocações constantes à Torre do Tombo e o qual permite a todos os interessados dirigirem-se à Biblioteca Central da Universidade. "Ainda que o material que temos seja reduzido, já é possivel a consulta de vários documentos", afirma a directora do CEJUBI.
Criado em Novembro de 2001, o Centro de Estudos Judaicos tem como principais objectivos a resposta à necessidade de aprofundar o conhecimento da tradição judaica em toda a Beira Interior, onde resistiu uma comunidade única no País, em Belmonte. Redescobrir o passado e a cultura judaica nos arquivos, estudar os símbolos, processos inquisitoriais, cerimónias, mitos e costumes é a principal pretensão do CEJUBI.
Em relação a outras actividades, Antonieta Garcia diz estar já na forja a publicação de um documento alusivo à temática judaica. "No princípio do novo ano lectivo, teremos concerteza um texto para publicar". A longo prazo, as iniciativas do Centro podem passar pelo ensino, num curso livre, da língua hebraica. Já este mês, a directora do Centro estará no Encontro de Professores de História da Zona Centro, onde participa com o tema dedicado à cultura judaica.