António Fidalgo

A Biblioteca, de novo



Não é demais, nunca será demais, voltar a falar na Biblioteca. E há um excelente motivo para falar na Biblioteca Central da UBI: desde ontem, dia 8 de Abril de 2002, está aberta de noite até às 23h00.
A UBI dispõe agora de condições de trabalho para docentes e alunos que a maior parte dos seus colegas nas universidades de Lisboa nem sequer sonham vir a ter nos tempos mais próximos. As condições existem, há que aproveitá-las. E aproveitar a abertura da Biblioteca pela noite dentro, significa ir para lá estudar depois do jantar. Simples.
O que faz falta aos estudantes de hoje é fundamentalmente a leitura, muita leitura. E depois escrever, tomar notas, apontamentos, numa palavra, estudar. Que sítio mais indicado para o fazer do que uma biblioteca?
A universidade como instituição nasceu com a difusão dos livros, ainda manuscritos, na Idade Média, tesouros preciosos, que efectivamente valiam o seu peso em oiro. Os livros são os portadores de conhecimento de outras épocas e de outros lugares. Há que ir beber neles o saber universal que caracteriza a universidade. Oxalá docentes e alunos da UBI aproveitem a nova Biblioteca, a tempo inteiro, de dia e de noite.