Por Ana Maria Fonseca


Mário Raposo, (ao centro) acompanhado pelo coordenador das universidades portuguesas (à direita), pelo coordenador das universidades espanholas (à esquerda) e pelo responsável pela organização das próximas jornadas que decorrem em Lugo, Santiago de Compostela (ao fundo, à esquerda)

"Este foi um acontecimento científico memorável para a UBI e em particular para os cursos de Gestão e Economia", refere Mário Raposo, presidente da comissão organizadora e vice-reitor da UBI.
As Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica que decorreram entre10 e 12 de Abril na UBI encheram a Universidade, a Covilhã e a região com os mais de 600 participantes, de entre portugueses espanhóis, brasileiros e de outros países.
Visivelmente satisfeitos com a organização, durante a sessão de encerramento que decorreu no anfiteatro das sessões solenes da UBI, os representantes da Universidade Portucalense, Universidade de Sevilha e Universidade de Lugo, Santiago de Compostela, elogiaram o certame organizado pela UBI.
"As jornadas decorreram de forma magnífica, foram exemplo de uma boa organização", referiu o coordenador das jornadas para as universidades portuguesas, Rui Conceição Nunes, da Universidade Portucalense.
Estas XXII Jornadas representam um ciclo de "mais de vinte anos de troca de conhecimentos e ideias sobre a gestão científica", salientou, "têm dinamizado este estudo e dão oportunidade aos jovens para projectarem os seus conhecimentos e ideias sobre este tema, ao mesmo tempo que aprendem", sublinhou. Quanto à organização, Rui Nunes referiu que "esta é uma excelente universidade e as instalações adequaram-se perfeitamente aos nossos objectivos".

Também Enrique Castro, vice-Reitor da Universidade de Sevilha, congratulou a organização. "Nestas jornadas, todos os detalhes foram cuidados com muito esmero e personalidade própria", disse. "Sentimo-nos bem nesta cidade e neste ambiente".
José Dias de Castro faz parte da organização das próximas jornadas que decorrem em Lugo, Santiago de Compostela, e considera que a organização de umas jornadas desta envergadura constitui "um grande desafio".

Fazer história na Gestão

As investigações apresentadas durante os três dias em que decorreram as jornadas, pretenderam, segundo Mário Raposo, "auxiliar as empresas a enfrentar melhor os fenómenos da economia, e a sua sobrevivência neste meio envolvente cada vez mais competitivo".
Para o vice-reitor da UBI, não se trata de grandes inovações, raras nesta área, mas de "pequenos acrescentos que melhoram a vida das empresas, e é desses incrementos que se faz a história da Gestão", salienta.
Apesar de considerar que nem todas as apresentações foram notáveis, Mário Raposo acredita que as jornadas também cumprem a "função pedagógica de auxiliar os jovens a corrigir os erros e a recolher de opiniões", ressalva.
Este foi "um grande desafio" que se colocou, tanto para a UBI, como, em particular, para o Departamento de Gestão e Economia. "Conseguimos trazer à UBI, à Covilhã, e à região, os investigadores da área das ciências empresariais que vieram aqui apresentar os mais recentes desenvolvimentos na investigação desta área. Era essa a nossa intenção e foi um objectivo plenamente conseguido", concluiu.
Estiveram representadas neste certame 42 instituições portuguesas, 39 espanholas, 18 brasileiras e ainda oito de outros países, totalizando mais de 600 participantes que apresentaram cerca de 400 comunicações.