Colóquio sobre Higiene oral na sede do Ensino Recorrente
Boca Sã em copo são

Colóquio ensinou os mais velhos a cuidar da boca , evitando assim doenças mais graves.

Por Viviana Vieira


A Coordenação Concelhia do Ensino Recorrente e Educação Extra-escolar da Covilhã realizou um colóquio sobre higiene oral. O objectivo foi alertar os mais idosos para os cuidados que devem ter com os dentes, quer eles sejam naturais ou não. Mas para além das preocupações pessoais, este público pode ainda ter outro papel muito importante: o de incutir nos netos os cuidados que os mais pequenos devem ter com a boca
Helena Dâmaso, higienista oral, explicou detalhadamente aos presentes todas as doenças mais comuns que podem ter os dentes, como as cáries e infecções. Helena Dâmaso alertou ainda para o facto destas pequenas infecções, quando não são tratadas, poderem acarretar doenças do foro pulmonar e até cardiovascular.
Depois da palestra a plateia fez algumas perguntas. A principal preocupação era a falta de dentista no Centro de Saúde da Covilhã.
Margarida Brás, professora do ensino recorrente disse ao Urbi et Orbi que estas iniciativas têm como objectivo esclarecer os mais velhos sobre os temas que mais os preocupam: "tentamos fazer colóquios ao longo do ano sobre temas que interessam aos nossos alunos". A Concelhia de Ensino Recorrente já organizou colóquios sobre Cancro, Osteoporose, Diabetes, doenças Cardiovasculares e palestras com o Grupo Humanitário Dadores de Sangue.
Neste momento a Coordenação tem em funcionamento duas turmas na sede da Cidade, situada junto à Biblioteca Municipal, uma em Santa Maria e algumas espalhadas por localidades fora da cidade no Tortosendo, Paúl, Vila do Carvalho e Canhoso. Ao todo o Ensino Recorrente tem a funcionar oito turmas do 1º e 2º ciclos.