Por Marco António Antunes


"Sofro muito da coluna. Quero andar e não tenho forças", queixa-se Maria de Lurdes Alves, 68 anos, reformada da indústria de lanifícios e residente na Covilhã. Estes são alguns sintomas da osteoporose o tema para um colóquio que decorreu no Centro Comunitário das Portas do Sol, no passado dia 10 de Abril.
"A nicotina e o álcool podem provocar osteoporose porque reduzem a massa óssea", explica Rosa Carlos, 30 anos, enfermeira no Centro de Saúde da Covilhã. Uma dieta pobre em cálcio, a falta de movimentos e o tratamento com corticosteróides usados no tratamento dos problemas renais são outros factores de risco. "Metade das mulheres, com mais de 70 anos sofrem pelo menos uma fractura devido à osteoporose", alerta.
O osso torna-se menos resistente com a idade. A osteoporose afecta sobretudo as mulheres. Depois da menopausa os ovários deixam de produzir estrogénios, as hormonas que reforçam o colagénio, proteína que ajuda a fixar o cálcio, nos ossos.
Mara Rebelo, 22 anos, enfermeira no Centro de Saúde da Covilhã defende que a prevenção é "o melhor tratamento". A enfermeira deixou alguns conselhos: "É essencial ter uma alimentação rica em cálcio, não fumar nem ingerir excessivamente álcool, fazer exercício físico, evitar as quedas e apanhar sol que 'fortalece os ossos' devido à vitamina D". O tratamento médico faz-se com suplementos de cálcio, estrogénios, fósforo e sódio.
A osteoporose é uma doença incurável, que afecta meio milhão de pessoas em Portugal. Anualmente ocorrem mais de cinco mil fracturas da anca que correspondem a dez por cento das grandes cirurgias em ortopedia. Cada operação custa ao Estado quase quatro mil e 500 euros. O tratamento da osteoporose representa um por cento do Orçamento de Estado para a saúde.
O colóquio, organizado pela Coordenação Concelhia do Ensino Recorrente e Educação Extra-Escolar da Covilhã, teve o apoio do Centro Comunitário das Portas do Sol e do Centro de Saúde da Covilhã.




Fonte: AAVV, 1992, Enciclopédia de Medicina, Lisboa, Selecções do Reader's Digest, vol II, p. 820