"Os Idiotas"
ASTA estreia peça em Maio

"Porque todos nós somos um pouco palhaços", a ASTA decidiu levar a cena "Os Idiotas". Escrita por um autor da região, a peça tenta alertar para situações que se vivem na sociedade de hoje.

Por Laura Sequeira


Uma crítica à sociedade actual é o tema da peça que a Associação de Teatro e Outras Artes (ASTA) vai estrear no dia 16 de Maio. O texto é da autoria de Rui Pedro Baptista, jovem autor da região que pretende "alertar a sociedade para situações que vivemos diariamente". A peça mostra como um jovem que vê muita televisão pode ser influenciado pela publicidade, que ainda por cima é enganosa. "A peça tenta alertar para situações que vivemos diariamente e que não ligamos, mas que têm um reflexo muito grande na organização social e na nossa forma de estar na vida", explica o autor.
O objectivo da ASTA foi o de "procurar novos dramaturgos, principalmente aqui na região", explica António Abernú, o encenador da peça. Para a ASTA esta produção é um pouco mais do que uma intervenção teatral, "a ideia deste projecto é apanhar a realidade, exagerá-la, dar-lhe um cariz artístico e depois devolvê-la novamente à sociedade", refere o encenador.
O espectáculo tem o nome de "Os Idiotas", que é também o nome da personagem principal, e não vai contar com cenários, pelo menos com os tradicionais. "Os cenários vão ser projecções vídeo, para que o espectador possa estar dentro da peça", explica Abernú.
Neste projecto estão envolvidos cerca de 20 pessoas, o que dificulta a deslocação da peça para fora da região. Outro problema que a ASTA refere é o orçamento que têm disponível para esta produção. Os apoios ainda só vieram de Bruxelas com um subsídio que, segundo António Abernú, "é uma gota de água no meio desta produção pela qual vamos lutar". A Câmara Municipal cedeu as instalações do Teatro-Cine, onde a peça irá estrear no próximo dia 16 de Maio.