III Divisão- Sertanense perde mas mantém posição
Domínio do Teixosense insuficiente para vencer Mirense

No Teixoso, o Desportivo local controlou a partida mas foi incapaz de ir além do empate. O Sertanense sai derrotado de Portalegre mas conserva o segundo posto.

Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi


Debaixo de más condições para a prática do futebol, Teixosense e Mirense proporcionaram um jogo de grande esforço físico. A equipa de Tó Real ainda "arrefeceu" mais quando, aos cinco minutos, sofre o golo da equipa Mirense. Rubenilson sofre falta na zona frontal à baliza. Na conversão do livre directo, Pedro Rafael remata rasteiro mas colocado e bate Hélder Cruz. Os serranos tomaram então conta do jogo. Aos 26 minutos, Real, de livre directo, Real obriga Jorge Soares a ceder canto. O jogo ofensivo dos locais aumenta e David Leite, por duas vezes, ainda passa pelo guarda-redes mas fica sem ângulo de remate. O guardião Jorge Soares volta a negar o golo mas a David Nogueira. Hélder Cruz ainda nega o segundo golo ao Mirense, defendendo para canto.
Na segunda parte o domínio caseiro intensifica-se e David Leite, o melhor em campo, obriga a trabalho redobrado a defensiva adversária. O mesmo jogador centra do lado esquerdo mas David Nogueira não consegue concluir da melhor forma. Um novo remate de David Leite obriga Jorge Soares a defender com dificuldade. Real reforça o ataque e manda entrar Mirandela e Costa. O treinador-jogador do Teixosense joga, faz jogar e, num dos seus habituais passes, desmarca Costa que remata para defesa incompleta do guarda-redes e, na recarga, Mirandela atira por cima.
Muito recuado, o Mirense tenta defender a escassa vantagem, enquanto o Teixosense continua a acreditar e a desesperar quando David Nogueira, perto da linha de golo, atira ao poste. O mesmo jogador foi outra das unidades em destaque. A toada repete-se, o Teixosense todo balanceado no ataque e o guarda-redes Jorge Soares a negar o golo. Mas, já em período de compensação, o Teixosense atenua o resultado. David Leite, novamente sobre o lado esquerdo, centra rasteiro para ao segundo poste onde surge Costa a empurrar para o fundo das redes. Prémio mais que merecido mas insuficiente. Na jogada seguinte, o autor do golo tem nos pés a ocasião da vitória. parte isolado em direcção à baliza, mas Jorge Soares oferece o corpo à bola e anula a jogada. E, para finalizar a partida, é Hélder Cruz que nega o golo a João Bravo. Ao bom jogo do Teixosense, faltou a vitória na partida. No próximo domingo, 14, a turma serrana volta a jogar em casa, desta feita para receber o Ginásio de Alcobaça.

Vítor Farinha estreia-se a vencer no Sernache
Entretanto, em Portalegre, o líder Estrela pôs um ponto final na senda vitoriosa do Sertanense que já não perdia há várias jornadas. Numa partida que opôs os dois primeiros classificados, só o mau tempo impediu que se jogasse melhor futebol. Os da casa entram melhor e colocam-se em vantagem aos 15 minutos por intermédio de Pedro Canário. A alegria dos adeptos alentejanos, no entanto, dura apenas dois minutos. Aos 17, Segorbe aproveita da melhor forma uma bola presa para bater o guardião Ferro. Ainda antes do intervalo, o árbitro Rui Silva dá ordem de expulsão a Vítor Firmino, por protestos, que, assim, condena a sua equipa a jogar reduzida a 10 durante toda a segunda metade da partida. Ainda assim, o Estrela não se encolhe e parte para o ataque. Até final o equilíbrio foi a nota dominante, mas sorte sorriu aos alentejanos que acabaram por ser mais felizes na finalização e "mataram" o jogo com mais um golo de Pedro Canário e outro do capitão Ricardo. Apesar da derrota, o Sertanense mantém o segundo posto na tabela, mas vê aproximar-se perigosamente a formação do Riachense, agora terceiro classificado devido ao deslize do Lourinhanense em Alqueidão da Serra (1-1).
Em Cernache do Bonjardim, o Vitória local parece não ter acusado a saída do treinador Carlos Coelho, que na última quarta-feira, 3, deixou de liderar a equipa técnica do clube. Orientados por Vítor Farinha, até então adjunto, a formação beirã recebeu o Caranguejeira e venceu por uma bola a zero, com um golo apontado por Toninho aos 42 minutos. Na próxima ronda, domingo, 14, os sernachenses visitam o terreno do terceiro classificado, o Riachense, ao passo que os Sertanenses lutam pela promoção em casa, frente ao Torres Novas.