Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


Veículos em fim de vida são abandonados pela cidade

Cerca de 240 automóveis estão abandonados na cidade de Castelo Branco. É esta a conclusão de um levantamento efectuado pela Polícia de Segurança Pública, nos meses de Junho e Julho.
António Sequeira, sub-comissário que comanda a esquadra de trânsito, salienta que a decisão de se fazer um levantamento deveu-se ao "feed-back dos agentes e à preocupação da autarquia. Por isso, tive de tomar esta decisão para me aperceber da real situação".
O sub-comissário diz que esta situação está directamente relacionada com um certo comodismo dos proprietários, que "ao considerarem que o veículo está velho ou avariado ( e não compensa arranjá-lo), preferem seguir o caminho mais fácil, deixando-o a um canto da rua" salienta. António Sequeira afirma que muitos dos carros estão apreendidos por ordem do Tribunal, pelo que "têm que ter um tratamento processual diferente. Muitas vezes são entregues ao fiel depositário, que como não tem lugar onde guardar a viatura, a deixa na via pública".
Neste momento, os automóveis abandonados estão a ser rebocados à média de dois por dia, sendo encaminhados para um espaço vedado no interior do aterro sanitário, na zona de Malpica do Tejo. Preocupado com a situação, António Sequeira revela que o caminho a seguir é a sensibilização dos proprietários. "Já alertei a Câmara para isso. Esta é uma situação com prejuízos em termos ambientais" salienta.
A verdade porém, é que os carros já poderão ter outro destino , uma vez que o comandante dos Bombeiros Voluntários da cidade terá apelado aos proprietários para que entreguem os automóveis à corporação, já que têm utilidade para acções de formação prática. Para tal, diz o comandante, bastará telefonar para os bombeiros.