Estudantes em luta
AAUBI contra o insucesso escolar

T-shirts com as frases "Vejo-me grego com o Latim" ou "Todos os anos chumbo à mesma cadeira" vestiram os corpos dos estudantes da UBI durante a última semana.


Por Verónica Sousa


A AAUBI, em conjunto com os núcleos das licenciaturas, organizou algumas iniciativas como forma de luta contra o insucesso escolar na universidade. Uma das acções mais visíveis foi a colocação na UBI de várias faixas onde eram explicadas as frases que ilustravam as t-shirts que os alunos vestiram como forma de protesto contra aquilo que consideram ser situações de injustiça. Paralelamente foi a distribuída uma edição especial do InformAAUBI, onde os diferentes núcleos apresentavam as dificuldades existentes em cada curso.
Para José Miguel Oliveira, presidente da Direcção da AAUBI, "o problema do insucesso escolar não se prende apenas com os alunos" e dá como exemplo o facto das cadeiras críticas existirem em todos os cursos. Na sua opinião, torna-se urgente uma reunião com a Secção Pedagógica para "apresentar propostas que diminuam o insucesso". Segundo o José Miguel Oliveira, a AAUBI tentou marcar uma reunião com a referida Secção, mas o seu presidente, Paulo Fiadeiro, alegou falta de tempo para a realização da referida reunião.
As iniciativas da AAUBI deverão continuar durante esta semana. Para dia 17 de Abril está agendada uma Assembleia Geral de Alunos, onde a AAUBI irá propor uma greve geral para o dia 24 de Abril.