Inquérito
Qual o significado da Revolução de Abril?

Por Marco António Antunes



João Fernando Martins Pereira
Comerciante de óptica

Com o 25 de Abril conquistámos a possibilidade de expressar livremente a nossa opinião sobre qualquer assunto. A revolução dos cravos foi benéfica para Portugal. Mas o processo revolucionário trouxe grandes conflitos entre as forças políticas. Os militantes de esquerda, ligados ao general Vasco Gonçalves, queriam dominar a sociedade portuguesa com as regras de um socialismo radical autoritário. Antes do 25 de Abril existiam muitas carências, por exemplo, ao nível da alimentação.




José Correia Cunha
Comerciante de pastelaria e confeitaria




João Cruz Azevedo
Presidente do Núcleo da Covilhã da Liga dos Combatentes

O 25 de Abril foi a melhor coisa que aconteceu em Portugal: um dia de liberdade para quem viveu a opressão do regime do Estado Novo. O processo pós revolução foi um período normal em que se consolidou a democracia. Houve alguns excessos, mas foram naturais. A liberdade de expressão foi a melhor conquista do 25 de Abril. No período da ditadura era impensável ter uma opinião contrária ao governo de Salazar e Marcelo Caetano.



O 25 de Abril está muito perto de mim. Lutei pela liberdade de expressão e pelos direitos dos trabalhadores, enquanto dirigente sindical. Este dia histórico para a democracia foi um golpe de estado do Movimento das Forças Armadas que depressa conquistou a adesão do povo. É graças à Revolução de Abril que hoje existe liberdade de expressão, liberdade de imprensa, liberdade de associação e outros direitos próprios da democracia. No Estado Novo era perigoso falar de política num simples café.


Fernando José Pinto Simões da Cunha
Comissionista de roupas e artigos de têxteis/lar




Manuel Augusto Gomes Diniz
Comerciante de roupas e mobiliário

O 25 de Abril foi, sobretudo, uma mudança política. Com a revolução, as colónias tiveram a independência e os portugueses conquistaram a liberdade de opinião. O anterior regime era autoritário, mas não fascista. Fico admirado como há certas pessoas de esquerda que insistem em apelidar o regime anterior de fascista. Dizem que o Estado Novo foi fascista, mas já não chamam fascista ao regime de Estaline na URSS. O regime fascista puro só existiu na Itália de Mussolini.