Entre 27 de Abril e 8 de Maio
Castelo Branco acolhe Primavera Musical

Castelo Branco é palco, entre 27 de Abril e 8 de Maio, do 8º Festival Internacional de Música. Serão vários os nomes famosos a passar pela cidade, entre os quais a pianista portuguesa, Maria João Pires.

Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


O Primavera Musical 2002 - 8º Festival Internacional de Música de Castelo Branco vai decorrer, na cidade albicastrense, entre 27 de Abril e 18 de Maio. Organizado pelo Conservatório Regional de Música, o Bochmann Quartet (quarteto de cordas) abre o Festival e actua no Cine-Teatro Avenida, dia 27. Já no dia 3 de Maio é a vez do duo de guitarras Katona Twins actuar no Governo Civil. De volta ao palco do Cine-Teatro, dia 5, está prevista a actuação da Orchestra Utópica. Daniel Rowland (violino), Filipe Pinto Ribeiro (piano) e Cuenrikh Elessine (violoncelo) marcam presença, no dia 10, no Conservatório Regional. No dia seguinte, 11, o público pode apreciar, no Cine-Teatro Avenida, o pianista Vladimir Krainev.
O 8º Festival prossegue no dia 14 de Maio, com a actuação do Quarteto Lopes-Graça e Pedro Carneiro (percussão), mais uma vez no Cine-Teatro. Maria João Pires, a consagrada pianista, Augustin Dumay (violino), e Jian Wang (viloncelo) sobem ao auditório da Escola Superior Agrária, no dia 17. O Primavera Musical 2002 encerra com a actuação de Hillard Ensemble (grupo vocal), na Sé Catedral de Castelo Branco, dia 18 de Maio.
As actividades do Conservatório, no entanto, não se ficam por aqui. "Crescer com a Música" é outro dos projectos e tal como adianta o director artístico da instituição, Carlos Semedo, "está já a trabalhar-se no 'Crescer com a Música' desde o mês passado, tendo realizado-se um série de acções a nível das escolas de Castelo Branco e Alcains". A edição desde ano tem como tema o Polis "pelo que estamos a construir uma série de canções inéditas, desde o texto à própria música relacionadas com o espírito Polis - a requalificação urbana", informa Carlos Semedo.
No concerto final do "Crescer com a Música" vão estar presentes mais de mil e 500 crianças das escolas de Castelo Branco e Alcains que vão actuar num anfiteatro a ser construído frente ao Governo Civil.