Da esquerda para a direita, Pedro Ramos, Maria do Rosário Rocha e Leonor Pinto
Um ano depois da reabertura ao público
Teatro-Cine faz balanço da temporada

160 espectáculos, mais de 100 filmes, 24 mil espectadores. Após um ano de actividade é este o balanço de uma casa aberta ao concelho.
Novos projectos e o festival IMAGO, são algumas das propostas para a nova temporada.


Por Verónica Sousa


Um ano de espectáculos diários fizeram do Teatro Cine (TC) um polo dinamizador da cultura da Beira Interior.
Sem qualquer financiamento do poder central, o TC foi revitalizado devido à parceria entre a Câmara Municipal da Covilhã, o Cine Clube da Beira Interior (CCBI) e entidades locais.
Maria do Rosário Rocha, vereadora da Cultura, afirmou que" o TC faz parte de uma estratégia cultural da Câmara Municipal".
Desde a música ao teatro passando pelo cinema, o TC organizou e recebeu produções das várias áreas do espectáculo. The Gift, Diogo Infante com Sexo, Drogas e Rock'n'Roll e o festival internacional de cinema e vídeo jovem IMAGO, são apenas alguns exemplos dos espectáculos que passaram por este espaço cultural na temporada passada. O carácter de inovação e exclusividade da programação fizeram da Covilhã um centro de divulgação de cultura "interventiva e diversificada".
Pedro Ramos, presidente do CCBI, disse que " o esforço da equipa em realizar espectáculos diários foi desgastante mas ao mesmo tempo gratificante obter o feedback do publico".
O TC alcançou os objectivos criando condições para atingir os mais variados públicos e faixas etárias, e apresentando uma diversidade de espectáculos que permitiu a fixação desses mesmos públicos.
Segundo a equipa de gestão, o balanço de um ano de actividade do TC foi extremamente satisfatório e os resultados revelam-se no número de pessoas que assistiram aos espectáculos.

Brevemente no Teatro-Cine

Apostando sempre numa programação que vá de encontro ao público, a organização salientou três projectos que deverão entrar em curso nesta temporada. A criação de um programa especial dedicado a todas as escolas primárias do concelho, o Cinescola, que para além da exibição de filmes, contará com workshops de iniciação à linguagem do cinema será das primeiras a desenvolver.
A Rede Alternativa de Exibição Cinematográfica do ICAM é outro projecto em curso que tem como objectivo o visionamento de curtas e longas metragens europeias.
Finalmente o IMAGO-IV Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem da Covilhã decorre este ano entre 30 de Setembro a 6 de Outubro.