"Canyoning" pouco introduzido em Portugal
Nova modalidade de desporto aventura em Seia

Por Victor Amaral


Chama-se "Canyoning" e é um desporto praticamente desconhecido em Portugal. Está a dar os primeiros passos a partir de um lugar paradisíaco em Vales, concelho de Seia, pela mão da empresa de desporto aventura e animação turística, a "Enguiestrela". Em que consiste a modalidade? Gina Sousa, sócia gerente da empresa, explica que o canyoning nasceu a partir de brincadeiras de crianças da aldeia, num lugar virgem com quedas de água. O desafio é seguir o curso de um rio com o auxílio de técnicas verticais como o rappel, a natação e caminhada. Uma conjugação que diz respeito à exploração do ambiente e dos rios em garganta.
A proposta ainda não está muito divulgada, até porque a empresa dispõe de outras alternativas, mas tudo aponta para que os aventureiros comecem a surgir. Segundo Gina Sousa, só as características do local onde é proposto praticar este novo desporto são suficientes para atrair e convencer de que se está perante uma descoberta. Isto porque não há caminhos abertos para se chegar lá, é necessário arrepiar veredas e arredar arbustos até às quedas de água que, diz a responsável, são autênticas obras de arte com buracos nas rochas. É um lugar virgem, sem intervenção do homem, para além das aventureiras crianças que, sem querer, inspiraram a nova modalidade.
A empresa promotora de novos desafios na descoberta da Serra da Estrela está a estudar hipóteses para um conveniente aproveitamento do lugar, mas nada está definido. Daí o facto de a modalidade ter ainda pouca visibilidade, local e nacional. Mas o objectivo, de acordo com Gina Sousa, aponta para que se encare a sua implantação, uma vez que se trata de um desporto que pode ser praticado durante o Inverno, com fatos especiais de protecção ao frio, e Verão, gozando-se da frescura das quedas de água. Seja qual for a altura, a aventura parece estar garantida para quem, por norma, gosta das sensações da descoberta de novas geografias e belezas naturais. Dizem os promotores que, pela singularidade do lugar em Seia, dificilmente outra actividade de desporto aventura pode oferecer semelhante estímulo. A proposta está feita.