João Alves
NC/Urbi et Orbi


António Dias Rocha

António Dias Rocha é o novo presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Belmonte. Nas eleições que decorreram na quinta-feira, 11, apenas a lista liderada pelo administrador da Águas do Zêzere e Côa apareceu a sufrágio, garantindo assim que a Associação Humanitária dos Bombeiros não caísse num vazio directivo. Recorde-se que Dias Rocha, nos anteriores órgãos sociais, desempenhava o cargo de presidente da Assembleia Geral.
Dias Rocha salienta o que o levou a concorrer ao cargo. "Em primeiro lugar, o facto de Belmonte estar no meu coração. Depois, o facto de ver que havia alguma dificuldade em aparecer alguém que quisesse gerir os destinos da instituição. E ainda porque esta equipa de trabalho dá garantias de trabalho, empenhamento, num momento difícil para a instituição, Pela sua actividade, os bombeiros precisam de estabilidade, confiança no corpo activo e na comunidade em geral. São objectivos a atingir" salienta António Dias Rocha. Recorde-se que na sexta-feira, 5, as contas de gerência relativas a quatro anos (98, 99, 2000 e 2001) foram aprovadas, verificando-se no entanto que a Associação tem um passivo de 15 mil contos. Esses números, segundo o novo presidente, serão agora analisados para que, "no mais curto espaço de tempo, se possa combater o déficite".
Na votação estiveram 52 dos cerca de 1500 associados, tendo votado 42 a favor da nova lista, seis em branco e registado-se 4 votos nulos. Para Dias Rocha, é "muito pouco" haver apenas 52 pessoas numa reunião importantíssima para o futuro da Associação. "A instituição merece mais, tendo em conta o serviço que desenvolve. Estou convencido que haverá, no futuro, uma maior resposta. As pessoas de Belmonte são pessoas de trabalho e interessadas" salienta Dias Rocha. Assim, para além deste responsável, ocupam agora o cargo de presidente da Assembleia Geral João Pedro Esteves (presidente da Adega da Covilhã) e no Conselho Fiscal, o lugar é ocupado por João Gaspar (provedor da Misericórdia). Os novos órgão sociais tomaram posse na segunda-feira, 15, para o biénio 2002/2003.

Autarca promete apoio

Satisfeito pela solução encontrada estava o comandante da corporação, António Leitão. "Estou contente, porque temos uma lista à altura, que acaba com este impasse e que com certeza vai fazer o melhor para elevar o nome dos bombeiros de Belmonte. As pessoas eleitas vão contar com o apoio do comando e corpo activo. Sabemos que temos um trabalho árduo, mas vamos dar as mãos" salienta o comandante. Já o presidente da autarquia belmontense, Amândio Melo, foca as dificuldades financeiras da instituição e reconhece que "temos a consciência que a Associação não tem recursos próprios. A Câmara tem alguma responsabilidade na resolução deste problema. Iremos colaborar, tendo em atenção os interesses do concelho" afirma o autarca.