Especialistas da Europa e América Latina presentes
I Jornadas Internacionais promovem turismo e património do Vale do Côa

NC/Urbi et Orbi


As I Jornadas Internacionais de Promoção do Turismo Científico e do Património do Vale do Côa começam amanhã, sábado, 20 em Meda e prolongam-se até o dia 25 de Abril. "Dar a conhecer, valorizar e promover todo o património cultural e natural do Vale do Côa, no âmbito do chamado Turismo Científico" e contribuir para a divulgação de "valiosos trabalhos nacionais e internacionais, desde a Arte Rupestre, à Pré-História e Proto-História, vestígios das Civilizações Clássicas, Idade Média, englobando sítios e monumentos, paisagens humanizadas e naturais" são os objectivos destas Jornadas.
Organizadas conjuntamente pela Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Freixo de Numão (Foz Côa), Liga dos Amigos de Conímbriga, Associação de Desenvolvimento de Cidadelhe (Pinhel), Centro Nacional de Arte Rupestre e Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o evento conta com a participação de especialistas em património de Portugal, Espanha, Itália, Suíça, França e América Latina.
Os mais de 150 participantes nas Jornadas, entre os quais investigadores, cientistas, empresários, operadores turísticos e arqueólogos, vão percorrer todos os concelhos do Vale do Côa. Para isso foram já definidos seis percursos que contemplam visitas a antigas vilas medievais, sítios de interesse paisagístico e histórico-arqueológico e às gravuras rupestres.
De acordo com a organização, as Jornadas Internacionais vão "tentar transmitir a ideia de que o vale do Côa não é só as gravuras rupestres, mas também património ambiental, as capelas e igrejas, os vestígios das civilizações clássicas, a romanização, a pré e proto-história". Mostrar aos empresários portugueses que "não vale só a pena investir no Litoral, mas que a área do turismo na região do Côa tem grandes possibilidades" constitui também um dos objectos das Jornadas de que vai resultar a elaboração de um Roteiro Turístico Científico do Vale do Côa. O evento vai ser complementado com a realização do I Festival do Teatro Clássico do Vale do Côa.