Por Sónia Balasteiro


Timorenses cantam na Festa da Lusofonia

Promover o contacto entre as diferentes culturas dos países de língua oficial portuguesa foi o objectivo da "Festa da Lusofonia". O projecto, desenvolvido por um grupo de estudantes da Universidade da Beira Interior, teve o seu ponto máximo no Sarau Cultural, realizado no passado dia 18 de Abril. No final da noite, Tatiana Veiga, moçambicana e principal responsável pela iniciativa, não cabia em si de contente: "superou todas as expectativas, é tudo o que posso dizer".
O anfiteatro de Sessões Solenes encheu para assistir ao espectáculo. Apesar de alguns problemas técnicos, facilmente resolvidos com bom humor, a alegria da interacção entre as culturas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), Brasil, Portugal e Timor foi uma constante, não só pelos participantes, mas também pelo público presente. A noite foi preenchida por diversas actividades que ofereceram à assistência um "cheirinho" da cultura de cada um dos países. Recitais de poesia, moda, dança e música coloriram o espectáculo.
Os participantes escolheram autores que simbolizam de forma marcante a cultura do seu país. Do Brasil chegaram interpretações de poemas de Vinicius de Moraes, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Houve também espaço para um desfile de moda com roupas tradicionais da Guiné-Bissau, onde as cores quentes e leves foram a tónica. Cabo Verde e Angola foram representados através de canções e danças que reportaram o público à sensualidade de África.
O país anfitrião foi representado pelo coro da UBI e pelo poema "O mar" de Fernando Pessoa.
Para além dos participantes ligados à UBI, a organização trouxe de Coimbra o grupo "Eco de Timor", que interpretou uma música sobre os rituais do povo timorense. Jorge Felício, representante do grupo, congratulou a organização do sarau, referindo que "estas actividades são muito importantes no processo de integração dos timorenses em Portugal".
No final da noite, a satisfação era geral pelo sucesso daquela que se espera que seja apenas a primeira de muitas festas da lusofonia. "Acabou por ser uma descoberta para todos nós", sublinha Tatiana Veiga, visivelmente satisfeita.

 




Foram vários os trabalhos artesanais patentes no hall da UBI durante três dias



Exposição de Artesanato patente na UBI

A "Festa da Lusofonia" contou também com uma exposição de artesanato que teve lugar no hall da UBI, entre os dias 16 e 19 de Abril. Estiveram expostas telas pintadas por jovens artistas, mantas e tecidos, peças de porcelana, entre outros objectos típicos de todos os países lusófonos, trazidos pelos participantes ou cedidos pelas respectivas embaixadas.