Por Rui Castro


Um dos plenários que registaram maior participação foi o que abordou a temática da sexualidade

As IV jornadas de Sociologia, realizadas entre os dias 16 e 18 do corrente mês, reuniram na Universidade da Beira Interior (UBI) um conjunto de oradores de prestígio, tanto a nível nacional como internacional, com o intuito de discutirem um variado leque de temas da actualidade. Um contributo importante para aquilo que se espera ser mais um passo na "construção da sociologia enquanto ciência", refere o presidente do Conselho de Estudantes de Sociologia da UBI (CESUBI), Luís Pinto.
As jornadas contemplaram duas sessões por dia e conseguiram movimentar um grande número de pessoas, entre as quais membros da Academia Sénior. Foram abordados diferentes temas, aprovados pelo Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia, e abertos à discussão após a intervenção de cada convidado. No primeiro dia o tema da participação política na sociedade de hoje e a questão da cidadania europeia, tomaram conta do debate que despertou a participação dos presentes. "Portugal, país de migrações", "Religião na Sociedade Contemporânea", "Arte como facto social" e "Sexualidade, novos valores" foram os assuntos debatidos nos dias seguintes. Destaque para o tema de religião que causou a divergência de ideias no seio do próprio painel de convidados, e para a grande adesão ao tema da sexualidade. Todos os temas foram tratados na perspectiva de uma construção social, que se faz " dia a dia, em cada país, cidade, universidade, em cada investigação", salienta o presidente do CESUBI.
Esta iniciativa, para além de pretender "dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo núcleo desde 1992", serve também para "promover a mobilidade entre universidades" e "incitar à participação dos estudantes em actividades que a estrutura curricular não assegura", afirma Luís Pinto.

"Balanço positivo"

A abertura solene das IV Jornadas de Sociologia contou com a presença de Ana Maria Ussman, presidente da Unidade Científico Pedagógico de Ciências Sociais e Humanas, José Carlos Venâncio, presidente do Departamento de Sociologia e de José Miguel Oliveira, presidente da Associação Académica da Universidade Beira Interior. Todos foram unânimes em endereçar felicitações ao CESUBI, organizador deste evento, pela sua "capacidade empreendedora", ao conseguirem juntar um "painel de professores de grande categoria e com temas muito interessantes".
Luís Pinto considera que, na globalidade, o "balanço das dos três dias é positivo", ficando a promessa de um trabalho contínuo com vista à organização às V Jornadas de Sociologia.