Anabela Gradim

Senhora Revolução


Comemoramos esta semana mais um aniversário do 25 de Abril de 74. A revolução já não é o que era. Perdeu o cartão jovem, e está quase, quase, a abandonar essa construção mítica a que costumamos chamar juventude, e que toca todos aqueles que não passaram ainda a barreira dos trinta.
Ocorre-me agora que para a grande maioria dos nossos alunos, e dos aprendizes de jornalista do Urbi, essa data, 1974, fica algures nesse passado brumoso e remotíssimo que contempla tudo aquilo que sucedeu antes de nós nascermos. O calendário pessoal de cada um podia até dividir-se em a.A, e d.A, antes da Anabela, e depois, ou consoante o respectivo nome próprio. É provável que Abril pareça aos nossos muito jovens alunos algo tão distante como a mim me parece a II Guerra, simplesmente porque se deu antes de eu nascer.
É bom este distanciamento. É sinal de que os acontecimentos de que falamos se consolidaram, ocupando o lugar que lhes é devido na história. Democracia, liberdade de associação, opinião e expressão, direitos cívicos e laborais. Também, e muito importante, um sem número de direitos reconhecidos finalmente às mulheres, e dos quais o Portugal salazarento não queria nem ouvir falar: criaturas eternamente menores, passando da tutela do pai directamente para a do marido, e depois, se caso disso, dos filhos. Hoje - embora persistam desigualdades de facto - já quase não faz sentido lembrar tais velharias. Ainda bem. É uma sorte, e uma grande felicidade. Importa porém recordar que não foi há tanto tempo assim.
Ganhou-se também no que à vida pública diz respeito. Portugal modernizou-se. Perdeu o império mas abriu-se ao exterior. Perdeu o ar pitoresco. Homogeneizou-se. Adeus very typicall para deleite dos turistas. Por mau que seja isto que hoje temos, é seguramente bem melhor.
Durante estes anos, o mundo mudou, mas o País mudou ainda mais, e em muitos aspectos, para melhor. É possível - e em Portugal não falta espaço para tal - aprofundar a democracia e a participação cívica; desenvolver novas formas de partilhar o nosso espaço comum, e de tratar a coisa pública. Ensinar a todos boas maneiras, educação e civismo. Sobretudo, que nenhum desse gestos volte a ter a ver com medo.
Sopram-se 28 velas. Está uma senhora, a Revolução. Todos esses filhos, que nasceram depois de 74 e cresceram debaixo da sua sombra tutelar, já esqueceram as conquistas que ela trouxe. Porque são nossas. Porque já não é preciso. Essa pode ser hoje a nossa razão de festejar, e uma das formas de lhe honrar a memória.