João Alves
NC/Urbi et Orbi


Alçada Rosa espera ver concretizada a nova Barragem na Serra da Estrela

O problema que desde há muito afecta os consumidores de água no concelho, vai ter solução, garante o administrador dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) da Covilhã, Alçada Rosa. É que, como noticiou o NC no dia 7 de Dezembro de 2001, em algumas zonas da cidade a população estava a beber água que apresentava alguma cor. Na altura, Alçada Rosa dizia que tal situação se devia à agitação de águas e ao facto da barragem do Viriato estar bastante baixa. Por isso, teriam que ser adquiridos filtros de carvão activo, no valor de 50 mil contos, de modo a que o aspecto da água mudasse. No entanto, os SMAS garantiam que a água estava própria para consumo.
Agora, quatro meses depois, Alçada Rosa assegura que a água que apresenta cor irá deixar de o fazer. No entanto, ainda espera pelos filtros que, segundo Alçada Rosa, em declarações à Rádio da Covilhã, "irão ser implementados em alguns depósitos de onde a água é distribuída". O administrador dos SMAS garante que a água "é boa para consumo, mas teve problemas com a apresentação de cinzas, durante o ano. Por isso adquirimos esses filtros, que irão permitir que o problema seja resolvido. Ninguém gosta de ver água com cinza" salienta.
Este responsável reforça ainda a ideia de que a nova Barragem nas Penhas da Saúde é primordial para resolver o problema de água no concelho, para que os níveis de abastecimento não fiquem dependentes da pluviosidade. Alçada Rosa confia que o novo Governo respeite o protocolo assinado entre a autarquia e o IPE- Águas de Portugal, que pressupõe a criação de uma empresa que vá construir a Barragem. Recorde-se que a empresa será constituída pela autarquia, em 48 por cento, pelo Águas do Zêzere e Côa, em parte igual, e a AMCB, com quatro por cento. No entanto, na região, alguns autarcas já se terão manifestado contra este acordo, que consideram privilegiar a Covilhã no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais do Alto Zêzere e Côa.