Por Victor Amaral


As crianças são as primeiras beneficiadas de um mês cheio de actividades culturais na Guarda. Esta sexta-feira, às 14 horas, no auditório do Paço da Cultura, Mafalda Milhões traz "Aqui há Magia", histórias contadas e encantada. Milhões, com laços familiares na Guarda, é autora do livro infantil "Perlimpimpim Perlimpimpão", cuja edição tem tido bastante aceitação.
Esta é a primeira iniciativa, dirigida às escolas do primeiro Ciclo do Ensino Básico, integrada na Feira do Livro/Palavras Vivas deste ano, que decorre até ao próximo dia 11, todos os dias das 14 às 23 horas, no Paço da Cultura.
O sábado, às 21h30, é reservado à apresentação do livro "Olá", de Luísa Fonseca, integrada no ciclo "Lugar aos Nossos". A autora é natural da Guarda e professora efectiva há trinta anos em Torres Vedras. "Olá", a sua quarta obra literária, nasce de uma depressão profunda da autora e é o resultado de inúmeras cartas a um amigo imaginário, o Anto, uma espécie de cúmplice na dor que a ajudou na cura.
"Palavra Sab" é a proposta para domingo, 5, um espectáculo de características pouco habituais que nasce de um recital de poesia africana, com actores, bailarinos e músicos. Criado pela Sul - Associação Cultural e Artística, "Palavra Sab" é apresentado nos Claustros do Paço da Cultura, às 21h30, tratando-se de "uma ideia viva, dinâmica que permite a criação de novos momentos e possibilidades de interacção de culturas".
Para segunda feira, 6, é a vez do Trigo Limpo- Teatro ACET, de Tondela, "Soltar a Língua", num espectáculo que tem a poesia e declamação por base e se projecta na interligação de linguagens no estímulo de momentos de comunicação e divulgação. Dão voz José Rui Martins, principal dinamizador do grupo, Mariana Abrunheiro com o piano de guitarras de Carlos Peninha.
A música assume destaque na terça feira, 7, com "Diversos Pessoas" pela Companhia Bengala. Trata-se de um espectáculo composto por temas do CD "Mar Português" e poemas de diversos heterónimos de Fernando Pessoa, entre outros poetas, ditos pela actriz Fernanda Lapa. A proposta inclui música, canto, dança e a força da palavra.
E porque de livros trata esta iniciativa das "Palavras Vivas/Feira do Livro, quarta feira, 8, apresenta-se "Olá Mariana: O Poder da Pergunta", uma obra da autoria de Judite de Sousa, conhecida jornalista da RTP. Trata-se de um livro sobre a difícil arte de interrogar, sobre a comunicação, o jornalismo, a política e os políticos. Às 18 horas, no Paço, com sessão de autógrafos.
Para as crianças, no dia seguinte há bonecos de trapos com vida. "Era uma vez um sonho", pela mão de uma empresa de animação com o mesmo nome, pretende criar um mundo fantástico cheio de cor e magia, com histórias, pequenos livros, e bonecos de trapo.

 



Panfleto contra a Guarda



Para o penúltimo dia da feira do livro, Américo Rodrigues, multifacetado artista da cidade, reserva uma surpresa. Vai apresentar o seu "Panfleto contra a Guarda", um texto poético provocatório que "trata impiedosamente os heróis, os figurões e as vacas sagradas da cidade". Trata-se, segundo nota do autor, de um panfleto que acerta contas com o passado e o presente da cidade, onde a história da Guarda é revisitada pela sua pena implacável. Mas, ainda que paradoxal, o texto é trespassado pelo amor à terra e por uma atracção por factos e personagens considerados marginais. "Impróprio para almas penadas, novos-ricos, patos bravos e quejandos", fica o aviso.
No âmbito da iniciativa "Encontro com autores", no dia 10 juntam-se na cidade os escritores Manuel António Pina e Jorge de Sousa Braga. Uma sessão de conversa, em articulação com as escolas do 1º Ciclo, sobre a literatura infantil, de que os dois convidados são especialistas. O primeiro, natural do Sabugal, jornalista profissional desde 1971 no Jornal de Notícias, é poeta, autor de vários livros para a infância; O segundo, médico no Porto, foi distinguido com o grande prémio Gulbenkian de literatura para crianças e jovens.
António Oliveira, responsável pela Biblioteca Municipal, destaca a variedade e o volume das propostas, fazendo desta edição da Feira do Livro a mais completa de sempre.