A equipa de Lisboa venceu os seus dois jogos e sagrou-se vencedora do torneio
Basquetebol em cadeira de rodas
Lisboa vence Torneio Internacional de Castelo Branco

Adelino Pais Fernandes considera que a prova foi um sucesso mas lamenta a fraca adesão da população. Para breve está a realização de uma demonstração de corrida em cadeira de rodas no Fundão.


Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


A equipa da delegação de Lisboa da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) foi a grande vencedora do I Torneio Internacional de Castelo Branco em basquet sobre cadeira de rodas disputada no último fim-de-semana em Castelo Branco e na Covilhã. A formação lisboeta bateu na final a turma da APD de Sintra por 64-45 depois de, na fase de apuramento, ter afastado os espanhois de Valle de Canargo por 46-26. O conjunto sintrense, por sua vez, eliminou, no seu caminho para a final a turma da APD de Alcoitão (51-19) que, no jogo de apuramento para o 3º e 4º lugar acabou por perder com o "cinco" castelhano por 53-23.
Para Adelino Pais Fernandes, presidente da Delegação Distrital de Castelo Branco da APD, "a prova correu bem e o mais importante nem era a competição". Contactado pelo NC, o dirigente afirma-se "surpreendido pelo espectáculo" e só lamenta "a pouca sensibilidade da população em geral para este tipo de eventos uma vez que, tanto o Pavilhão de Castelo Branco como o da Covilhã, onde se disputou a final, registaram fraca adesão". Ainda assim, o responsável adianta a intenção de dar seguimento à prova nos próximos anos. O que faz falta, lembra no entanto, "é haver mais apoios". Pais Fernandes sublinha as ajudas das câmaras dos municípios envolvidos, mas refere que "a delegação ficou um pouco "entalada" com as verbas gastas, principalmente em alojamentos, ainda que o hotel tenha feito um preço bastante reduzido".
A recém-criada delegação não se fica por aqui, no que se refere a iniciativas, e já está a preparar uma prova de demonstração de corrida em cadeira de rodas a realizar no Fundão em Junho. Outra das ambições da APD de Castelo Branco, revela Adelino Pais Fernandes, "é tentar formar atletas próprios". O presidente da Associação, afirma que já há contactos com a federação que regula o desporto para deficientes motores, mas admite que "é uma coisa que ainda vai levar algum tempo". Entretanto, estão também previstos, ainda que sem data definida, dois colóquios subordinados ao tema "A problemática do deficiente na Beira Interior", a ter lugar no Fundão e na Sertã.