A Câmara de Gouveia e a UBI assinaram um protocolo em 1998 para a criação de um Centro de Estudos Vergilianos
Criação de um pólo em Gouveia
"Uma brincadeira da anterior Câmara"
- declara Álvaro Amaro, presidente da autarquia de Gouveia

O presidente da Câmara de Gouveia, Álvaro Amaro, afirma que o anterior executivo deitou poeira para os olhos da população. A cidade não terá pólo da UBI. Quanto ao Centro de Estudos Vergilianos, ainda não passou do papel.


Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


"Já tive uma conversa com o Reitor da UBI e tal como ele me disse nunca esteve pensado criar-se um pólo da Universidade em Gouveia". A afirmação é do presidente da autarquia gouveense, Álvaro Amaro, quando questionado sobre os desenvolvimentos de um possível protocolo que poderia prever esta situação. O edil, no entanto, e ainda que desse "20 abraços ao Ministro da Educação se isso for possivel", explica que a criação de uma extenção da Universidade da Beira Interior na "Cidade Jardim" não passa de uma "brincadeira da anterior Câmara". "O meu antecessor e o ministro José António Seguro quiseram fazer política com uma coisa demasiado séria. Com isto deitaram poeira para os olhos dos gouveenses", declara Álvaro Amaro.
Em declarações ao NC, o autarca social-democrata afirma que o que efectivamente está pensado é decorrerem em Gouveia aulas de Mestrado sobre o escritor Virgílio Ferreira. E, curiosas, no mínimo, são também as declarações do autarca em relação ao Centro de Estudos Vergilianos, espaço resultante da assinatura de um protocolo entre a Câmara gouveense e a UBI, em 1998. Em perspectiva estava a recuperação de um edifício em Melo, terra de Vergílio Ferreira, para a instalação definitiva do Centro. Só que, segundo Álvaro Amaro o "Centro existe simplesmente no papel". E prossegue: "O Centro não está localizado em lado nenhum".
Ainda que o assunto da criação de um pólo em Gouveia não seja possivel, é bem provável que a cidade venha a ter uma Escola Superior de Educação. De acordo com o jornal Terras da Beira, o presidente da edilidade e a Associação de Benificiência Popular de Gouveia, intercederam junto do Reitor da UBI, Santos Silva, no sentido de fazer a ligação da Escola Superior de Reabilitação à Faculdade de Medicina.
Até ao fecho desta edição o NC tentou contactar o Reitor da Universidade da Beira Interior, mas foi-nos informado que Santos Silva estava em reunião no Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.