Por Catarina Rodrigues


Diversas actividades deram vida ao Aeródromo da Covilhã

Acrobacias de cortar a respiração invadiram os céus da cidade da Covilhã no passado fim-de-semana. Cerca de 25 aeronaves estiveram presentes no Aeródromo para o festival aéreo organizado pelo AEROUBI, em conjunto com a Ubiengenharias.
O evento foi integrado nas Jornadas de Aeronáutica da Covilhã (JAC 2002), que tiveram como objectivos principais divulgar o curso de Aeronáutica e dinamizar o Aeródromo da cidade.
A animação foi uma constante. O muito público presente deliciou-se com as acrobacias feitas pelo Pitts Special S2B e pelo Sukhoi Su-31, dois dos mais conhecidos aviões de acrobacia do mundo. Outro grande atractivo deste festival foram os baptismos de voo, o pára-quedismo, o balonismo e o voo à vela. Um fim-de-semana cheio de emoções e de contacto directo com os vários modelos de aeronaves existentes.
Miguel Loureiro, presidente do AEROUBI, sublinha que neste local "há excelentes condições para a realização de eventos desta natureza". Uma situação que pode melhorar se o concurso público internacional para a concepção do novo aeroporto for lançado até ao final do Verão, como está previsto. Este projecto, visa a construção de dois hangares, um dos quais destinado ao curso de Aeronáutica da UBI.


A acrobacia aérea foi um dos momentos mais esperados



Escolas apresentam os seus projectos

O primeiro dia das JAC 2002 foi preenchido com um ciclo de conferências e o II Encontro de Licenciados em Engenharia Aeronáutica. Manuel Santos Silva, Reitor da UBI e Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, marcaram presença na sessão de abertura. Ambos felicitaram o AEROUBI pela iniciativa que dá visibilidade ao curso, à universidade e à região.
Estas jornadas reuniram os três cursos relacionados com a engenharia aeronáutica existentes em Portugal. Docentes da Academia da Força Aérea, do Instituto Superior Técnico e da UBI falaram sobre o ensino e investigação que têm vindo a desenvolver nas respectivas escolas. Para Ivan Camelier, presidente do Departamento de Ciências Aeroespaciais da UBI, "a participação destas três escolas em programas conjuntos de investigação é fundamental". A Universidade da Beira Interior está também empenhada em participar em programas de intercâmbio com instituições do Leste Europeu e da América. "Tudo isto", explicou Camelier, "para dar uma experiência internacional aos alunos, de forma a terem um conhecimento da cultura aeronáutica além fronteiras".
Neste ciclo de conferências foram ainda abordados temas como "Transporte Aéreo Executivo", Manutenção", "Aviação Experimental" e "Desporto Aventura".