Por Laura Sequeira


Cumprir promessas eleitorais e pôr em prática as propostas feitas pelos colegas, foi o que levou o NINF, Núcleo de Informática, Matemática e Engenharia Informática da UBI, a organizar um curso de Inglês. O objectivo desta acção de formação é, em parte, colmatar a falta da disciplina na estrutura curricular de alguns cursos e também porque "os conteúdos de informática precisam muito de inglês", explica Nuno Garcia, presidente do NINF.
O curso tem a duração de 24 horas, que se dividem em blocos de três horas semanais. O preço é de 45 euros com despesas já incluídas, o que, segundo Nuno Garcia, "é muito pouco para este tipo de curso". Para dar as aulas, o NINF convidou uma formadora certificada, que não é professora na UBI, mas que tem "ampla experiência na formação de adultos. É uma excelente comunicadora e tem um perfeito domínio das matérias que vão ser leccionadas", assegura o presidente.
As aulas decorrem na Biblioteca Central e as turmas incluem alunos de vários cursos da UBI.
Para além deste curso de Inglês, o NINF está a organizar outras acções de formação a iniciar-se em breve. O curso de Linux, que será dado com a colaboração do Grupo de Investigação de Informática, (GRIN) já tem cerca de 60 pessoas inscritas, mas as salas para o curso ainda não estão disponíveis. Seguir-se-ão os cursos de Redes, Sistemas Operativos e Como Aprender a Estudar.

 



XI Jornadas de Informática na UBI



"Passado, presente e futuro da informática" é o tema das XI Jornadas de Informática da UBI, que vão ajudar o NINF a comemorar o 20º aniversário do IBMPC, o primeiro computador pessoal.
Para juntar às conferências, o NINF organiza também uma Feira do Livro, uma Feira de Informática e um concurso da melhor página pessoal na Internet, aberto aos estudantes da UBI. Este concurso tem de obedecer a alguns pressupostos, nomeadamente contribuir para a difusão da cultura Ubiana, para o estudo e para a aprendizagem.