As mais de 14 toneladas de alimentos superaram as expectativas da organização na primeira campanha realizada no Interior
Banco Alimentar Contra a Fome
14 toneladas de alimentos em dois dias

As expectativas foram superadas nesta primeira recolha de alimentos do Banco Alimentar da Cova da Beira. Depois dos grandes centros chegou a vez do interior participar também nesta iniciativa.


Por Carmen Martins


Nos dias 4 e 5 de Maio todos os hipermercados da Cova da Beira receberam a campanha nacional do Banco Alimentar Contra a Fome.
Oito horas depois do início da campanha já estavam arrecadadas quatro toneladas e meia de alimentos. Na sua maior parte, o resultado desta acção será distribuído por instituições sociais da Cova da Beira.
Dulce Esteves, da organização, assinalou que "neste momento já existem alguns protocolos com instituições de solidariedade social". Para que estas instituições possam ter a ajuda do Banco Alimentar, é necessário fazer uma candidatura. "Nós apreciamos os pedidos e vemos se corresponde aos nossos critérios para a doação dos alimentos".
"Podemos ajudar os outros enquanto fazemos as nossas próprias compras" refere com satisfação, Maria de Lurdes Esteves, uma das muitas pessoas que aderiu à iniciativa.
Estiveram envolvidos nesta iniciativa cerca de 200 voluntários. A Universidade da Beira Interior, as igrejas, cafés e lojas, foram alguns dos locais escolhidos para publicitar a iniciativa e angariar voluntários. Para além dos cartazes afixados, a mensagem espalhou-se verbalmente. Conversas com os Escuteiros, grupos de jovens de igrejas e Hospital Cova da Beira. "São instituições que já estão habituadas a colaborar nestas coisas", refere um elemento do Banco Alimentar.

A rápida entrega dos alimentos

Os alimentos serão entregues às instituições num curto espaço de tempo. Estas, por sua vez, distribuirão o resultado da recolha pelas famílias necessitadas.
Os bens de primeira necessidade serão distribuídos por cabazes que respeitam as necessidades nutricionais. "Temos uma equipa de nutricionistas a trabalhar connosco nesta divisão", sublinhou Dulce Esteves.
Para além de ser distribuído nesta região, a organização garante um fundo de apoio a zonas calamitosas. Esta situação está também salvaguardada para a Cova da Beira. O Banco Alimentar estará disponível a ajudar uma emergência nesta região.
A candidatura do núcleo da Cova da Beira partiu de um grupo de pessoas que se juntou e formou a estrutura legal que foi levada a concurso. Para chegar a este ponto foi necessário formar os corpos gerentes: uma direcção e uma assembleia-geral. "Assinámos um contrato muito rígido com o Banco Alimentar, de modo a sermos hoje uma sucursal sua", concluiu Dulce Esteves.