Por Laura Sequeira


A Serenata decorreu debaixo de chuva

A tradição ainda é o que era. Apesar da temperatura desagradável, o Calvário encheu para ouvir a Serenata que marca o início da Semana Académica.
A chuva foi a principal protagonista na noite de 7 de Maio e conseguiu causar alguns problemas à organização, a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI).
O quadro eléctrico não aguentou as condições climatéricas que se faziam sentir e os cantores foram obrigados a actuar sem som amplificado.
José Miguel Oliveira, presidente da AAUBI, explica que o local da serenata não foi alterado porque "é uma opção desta direcção começar a dignificar as tradições académicas da Universidade da Beira Interior (UBI)".
Foi nestas condições que o Quarteto de Guitarras "A Eminium", com o convidado Vítor de Almeida e Silva, actuou nesta noite chuvosa. Durante menos tempo que o habitual ouviram-se as vozes dos cantores de Coimbra. Paulo Larguesa, membro do Quarteto de Guitarras, admitiu que "a chuva estragou a actuação".
Os trajes negros faziam o ambiente carregado, principalmente entre os finalistas que assistiam à sua última serenata enquanto estudantes. A população da cidade juntou-se à festa e entre eles alguns antigos alunos da UBI. Este "é o momento mais bonito da Semana Académica", diz Raquel Sousa, licenciada em Ciências da Comunicação.
No final, José Miguel fez um balanço positivo. "Eu acho que nunca vi uma serenata tão silenciosa como esta", referiu.