Assembleia Municipal vota empréstimo
Aprovados 11 milhões de euros

Na Assembleia Municipal só a CDU votou contra o empréstimo proposto pela Câmara para concretizar o plano de actividades.

Por Viviana Vieira


A Assembleia Municipal da Covilhã aprovou, na passada sexta feira, 10, a proposta da Câmara que prevê a contracção de um empréstimo na ordem dos 11 milhões e 222 mil euros (cerca de 2 milhões, 200 mil contos). A proposta foi aprovada com os votos da maioria (PSD) mas, também, de alguns votos da oposição, entre os quais presidentes das juntas de freguesia do concelho. A assembleia aprovou também os relatórios de actividades e as contas de gerência da Câmara e dos Serviços Municipalizados referentes ao ano passado.
O empréstimo, segundo o presidente da autarquia, Carlos Pinto, será aplicado em grandes empreendimentos públicos, considerados fundamentais para o desenvolvimento do concelho, e que constam do Plano de Actividades de 2002 da Câmara e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento. A propósito das obras do Complexo Desportivo, em especial do novo estádio de futebol, Carlos Pinto disse que este será, na sua opinião, "o maior e mais moderno" de toda a região interior do país. O edil referiu o Centro de Artes (a proposta para o projecto e concepção da obra será escolhida dentro de dias), o novo Aeroporto, o Jardim do Lago e a requalificação das Penhas da Saúde. "Pretendemos investir entre um milhão e um milhão e meio de contos, nos próximos quatro anos, em obras de asfaltamento nas freguesias do concelho", afirmou ainda o autarca. Carlos Pinto acrescentou que, no que diz respeito às acessibilidades, está nos planos da Câmara fazer "uma série de variantes", nomeadamente no Dominguiso e Vales do Rio e ligar a povoação do Pereiro a São Jorge da Beira.
Apesar das promessas do líder da Câmara, a bancada do PS absteve-se e a da CDU votou contra, afirmando ambas que estão preocupadas "com a capacidade de endividamento da autarquia em 2006" e que a autarquia "está a comprometer o futuro do concelho".