Cinco milhões de euros para 118 freguesias
"Raia Histórica" promove desenvolvimento regional

NC/Urbi et Orbi


A Associação de Desenvolvimento "Raia Histórica", sediada em Trancoso, propõe-se investir quatro milhões e 700 mil euros, até 2006, em infra-estruturas de âmbito social, cultural, empresarial, turísticas e de divulgação.
O programa da Associação foi apresentado pelo presidente da Câmara Municipal de Trancoso, no passado dia 2. Júlio Sarmento definiu como prioridades o investimento nas actividades produtivas e em "acções materias que vão contribuir para melhorar significativamente a qualidade de vida da população residente, potenciar o aparecimento de novos investimentos, criar novos postos de trabalho e fixar a população, sobretudo os jovens". Integrado no Programa "LEADER+", a iniciativa enquadra-se na Região Centro/Beira Interior Norte e envolve 118 freguesias pertencentes aos concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Meda, Pinhel e Trancoso. O "LEADER+" visa a "valorização da região e a atracção da componente turística", tendo em conta o património monumental, paisagístico, gastronómico e artístico existente na região que envolve as aldeias históricas de Marialva, Almeida e Castelo Rodrigo e antigas vilas medievais como é o caso de Longroiva, Casteição, Castelo Bom ou Castelo Mendo.
De acordo com Júlio Sarmento, a região de intervenção da Associação "Raia Histórica" aponta para uma "acentuada diminuição da população a partir de 1960, inicialmente devido à emigração e actualmente ao envelhecimento da população e decréscimo da natalidade". Assim, mais de metade da população da zona de intervenção da "Raia Histórica" tem mais de 40 anos, sendo o escalão etário com mais de 65 anos o predominante. Por isso, a Associação tem como principais objectivos "valorizar a população residente, através de melhor formação, activar o mais possivel a população exterior para esta zona, quer sejam residentes ou simples turistas", explica Sarmento, que também preside aquela organização. O programa visa igualmente "enquadrar projectos que, de forma global, reforcem e complementem os investimentos a realizar". A "Raia Histórica" definiu como principais áreas de investimento o sectror das infra-estruturas, o apoio a actividades produtivas, a pequenas iniciativas empresariais e de artesanato, criação de produtos turísticos e de apoio ao sector.