Para Manuel Azevedo, a pílula do dia seguinte é eficaz no combate à gravidez precoce
Mestrado em Educação de Manuel Azevedo
Educar a sexualidade

A sida e a gravidez precoce são os perigos de uma deficiente educação sexual. É "essencial a vigilância médica" na pílula do dia seguinte..


Por Marco António Antunes


"A educação sexual dá aos alunos conhecimentos necessários para a prevenção da sida ou da gravidez precoce", sublinha Manuel Joaquim dos Santos Azevedo. O novo mestre em Educação defendeu a tese Educação Sexual e Prevenção da Sida e Gravidez Precoce, na UBI, dia 4 de Maio.
O objectivo da tese é "fazer um diagnóstico da educação sexual e da gravidez precoce, a partir das teorias da sexualidade e de um inquérito". O estudo empírico refere-se a alunos do distrito de Bragança do 2º e 3º ciclo do ensino básico e alunos do ensino secundário. O júri aprovou Manuel Azevedo, por unanimidade, com a classificação de Bom com distinção.
Segundo Manuel Azevedo, "a educação sexual gera valores capazes de lutar contra a discriminação sexual, a violência sexual e os abusos sexuais". Professor na Escola Superior de Educação de Bragança, Manuel Azevedo acredita na criação de uma disciplina de educação sexual nas escolas do ensino básico e secundário. "Os professores devem esclarecer os alunos sobre a sexualidade, numa estratégia de formação pessoal e social", defende.
Em relação à pílula do dia seguinte, o docente considera "uma forma eficaz de evitar a gravidez precoce". Sobre os possíveis efeitos secundários, Manuel Azevedo recusa pronunciar-se. Salienta, no entanto, que "é essencial a vigilância médica".
"Não basta fazer uma análise descritiva, o candidato deveria formular uma explicação para os resultados estatísticos", alerta Nicolau Raposo, professor catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Manuel Azevedo responde que "é difícil avançar com uma explicação aprofundada, devido às diferenças de resposta nos vários alunos".
No quadro teórico, o novo mestre estudou autores como Krafft-Ebing, Freud e Havelock Ellis. Nos precursores da temática da sexologia moderna, Manuel Azevedo destaca a revolução sexual de Wilhelm Reich "com a defesa de igual prazer para homens e mulheres, assistência social da educação sexual e valorização da contracepção".
Orientou a tese o professor associado Manuel Loureiro do Departamento de Psicologia e Educação da UBI. Presidiu ao júri Ana Maria Ussman, professora associada no Departamento de Gestão e Economia da UBI. Arguiu a tese Nicolau Raposo.