Financiamento e apoio à investigação científica
Apresentação do VI Programa Quadro

Por Verónica Sousa


Apresentado pelo Gabinete de Apoio à Investigação do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional (CEDR),teve lugar na UBI, no dia 8 de Maio, a sessão de divulgação do VI Programa Quadro (VIPQ).
O VIPQ é um programa de financiamento e apoio à investigação científica europeia de forma a promover o intercâmbio e a cooperação entre países europeus. Para isso o VIPQ apresenta dois instrumentos: as Redes de Excelência (RE) e os Projectos Integrados (PI).As RE e os PI consistem na organização de consórcios através de parcerias entre entidades inseridas em centros de investigação e desenvolvimento, universidades e empresas que tenham investigadores nessas áreas temáticas.
Dina Pereira, responsável pela apresentação, diz que o VIPQ pretende, através das RE e PI, concretizar um bloco científico europeu capaz de enfrentar o bloco norte americano.
Há sete áreas temáticas designadas pelo programa a que docentes e investigadores da UBI poderão concorrer. Genómica e Biotecnologia para a Saúde, Tecnologias da Sociedade da Informação, Nanotecnologias e Nanociências, Aeronáutica e Espaço, Qualidade e Segurança Alimentar, Desenvolvimento Sustentável, Ciodadãos e Governo numa Sociedade do Conhecimento, são as áreas onde poderão ser entregues projectos de investigação.
O prazo limite é até 7 de Junho. Os projectos serão analisados de forma a identificar as acções de trabalho de maior relevância e prontas a ser implementadas usando as RE ou PI.
Em Novembro surgem os convites para apresentação das propostas em Bruxelas.
As EDI poderão ser enviadas para fp6-eoi2002@cec.eu.int.
As informações adicionais ao VIPQ estão disponíveis em
www.cordis.lu/fp6/eoi-instruments.