Por Ana Maria Fonseca


"É um jornal onde qualquer pessoa pode consultar e ver tudo, mas para o utilizar, para comentar, tem de estar registado"

A funcionar há cerca de um mês, o jornal Akademia oferece aos seus utilizadores inúmeras possibilidades de informação. Um conceito diferente que permite a qualquer pessoa, desde que registada, enviar artigos, opiniões, sugestões, e participar nos fóruns de discussão.
No início do projecto, que começou há dois anos, a ideia centrava-se num jornal, assente numa base de dados, que agruparia as informações mais díspares sobre a universidade em Portugal e englobaria texto, som e imagem. "Entretanto o projecto transformou-se, e agora este jornal casa essa intenção com uma ideia que nessa altura ninguém pensava, que é o peer to peer", refere António Fidalgo, mentor do projecto Akademia. Este conceito significa que os próprios leitores participam na feitura do jornal. Os textos estão livres de critérios e regras jornalísticas, passando apenas por um moderador que lê, edita e publica o texto na secção correspondente.
Além de ser o primeiro do seu género em termos de utilização numa universidade, o Akademia tem como objectivo importante que qualquer pessoa possa participar. É esta a sua característica "mais inovadora e aliciante", refere Catarina Moura, bolseira do projecto Akademia e uma das moderadoras.
O primeiro passo para entrar nesta nova forma de receber e transmitir informação e/ ou opinião é o registo no jornal. Só depois do registo é possível enviar comentários e artigos. "É um jornal onde qualquer pessoa pode consultar e ver tudo, mas para o utilizar, para comentar, tem de estar registado, mesmo que seja anonimamente.
Até agora o Akademia tem 63 utilizadores registados, maioritariamente alunos e docentes da UBI, embora haja também utilizadores de universidades brasileiras. "Todos os dias entra mais alguém", refere Catarina Moura.
Os moderadores exercem aqui a função de escolha, edição e publicação dos artigos que são enviados para publicação. "A nossa função é receber os artigos, lê-los e colocá-los on-line", explica Ivone Ferreira, também moderadora. "Todos os artigos são, em princípio, publicados, desde que se adequem e que o utilizador esteja registado", esclarece.
A partir do momento em que o utilizador se regista tem perante si inúmeras possibilidades de utilização deste meio. Além de poder consultar e ver tudo, pode ainda enviar dados, notícias, comentários, artigos, chamar a atenção para determinado artigo ou situação e participar dos fóruns. Pode também lançar temas para discussão.


"um novo tipo de meio informativo, onde qualquer pessoa pode dar a sua informação"



Cada vez menos um jornal e cada vez mais um fórum

"É um novo tipo de meio informativo, onde qualquer pessoa pode dar a sua informação que é submetida apenas aos moderadores do jornal para ser publicada", explica António Fidalgo.
É difícil prever os caminhos que o Akademia vai trilhar, uma vez que os utilizadores é que definirão quer as temáticas quer a dinâmica do jornal. "Isto é uma experiência, por isso ainda não podemos dizer onde é que nos vai levar", ressalva António Fidalgo.
Dos temas actualmente disponíveis, existe a vontade de, num futuro próximo, haver focos de debate mais especializados, para os quais haverá um moderador próprio, especialista em cada tema.
Para Catarina Moura, este espaço é "cada vez menos um jornal tradicional e cada vez mais um fórum". Neste momento ainda se está a definir o carácter dos artigos enviados, que "não são notícias, nem comentários", refere a moderadora.
"Uma coisa é jornalismo, outra é o Akademia. Não há necessidade de fazer comparações", defende. "Já há quem veja este meio como a morte do jornalismo, mas são meios diferentes e terão resultados diferentes", ressalva.
O que este jornal tem de diferente é a capacidade de publicar textos que não sejam jornalísticos, e que qualquer pessoa, desde que registada, pode enviar ou sugerir.
Essa possibilidade de poder participar, é "o mais interessante e aliciante", considera, e continua, "não é preciso ser jornalista para contar algo que está a acontecer, dar uma opinião, lançar um tema para discussão, ou chamar a atenção para algum artigo que se leu".