Pinto considera que a Linha da Beira Baixa tem interesse nacional
Pinto reúne com Pedro Roseta e Valente de Oliveira
"Linha da Beira Baixa vai ser modernizada"

O autarca covilhanense diz ter ouvido de Valente de Oliveira "coisas diferentes" do que dissera o presidente da REFER, Cardoso dos Reis. E garante que vai haver obras.


Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


O presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, está optimista quanto ao futuro da Linha da Beira Baixa. O edil reuniu na última semana com o Ministro das Obras Públicas, Luís Valente de Oliveira, e ouviu "coisas diferentes daquelas que o presidente do Conselho de Administração da REFER, Cardoso dos Reis, proferiu" aquando da inauguração da nova estação da Guarda. O responsável governamental reiterou a o carácter "estratégico" da via, "até porque só existem duas entradas em caminho de ferro no País. Se houver algum problema com a linha da Beira Alta, resta apenas a da Beira Baixa", sublinha o autarca serrano. Se não houvesse outras razões, continua, "basta o interesse nacional e estratégico, do ponto de vista das ligações internacionais, para justificar o investimento na linha". "Um investimento que não pode esperar", reitera.
Aliás, segundo Valente de Oliveira, a Linha da Beira Alta poderá vir a estar ligada ao TGV, pelo que, insiste Pinto, "o troço da Beira Baixa tem que ser rapidamente modernizado e electrificado". Ao responsável da autarquia beirã, o Ministro anunciou, ainda, que o Governo prepara uma declaração sobre o Caminho de Ferro em Portugal e aos investimentos a fazer nos próximos anos. Pelo que, Carlos Pinto acredita que os carris que ligam Covilhã a Lisboa vão sofrer uma intervenção, "de modo a ter condições para servir o País e ser capaz de captar clientes".
Em Lisboa, o presidente da Câmara reuniu ainda com Pedro Roseta, Ministro da Cultura. Em cima da mesa estiveram os processos do futuro Centro de Artes e do Museu da Cidade. Uma estrutura do âmbito do Programa Polis que ficará localizado ao longo da Ribeira da Carpinteira, num edifício fabril a recuperar.