Iniciativa da Câmara Municipal
Seia realiza Festa das Artes

NC/Urbi et Orbi


A Câmara Municipal de Seia e a Associação "Arte e Imagem" local estão a levar a efeito, até ao próximo dia 26, a primeira edição da "Artis 1- Festa das Artes", com a participação de artistas e movimentos artísticos do País.
Este evento surge na sequência das Exposições de Artistas de Seia, organizada nos últimos três anos e que compreendia exposições, concertos, cinema, bailado, colóquios e debates. Segundo a organização, a iniciativa não se irá limitar à Casa Municipal de Cultura, mas irá expandir-se a outros espaços exteriores, "numa tentativa de envolver outros agentes culturais e outros públicos".
Estão programadas, com carácter experimental, exposições de pintura de Jorge Rodrigues, Sérgio Reis e Irene Gomes, e uma retrospectiva de Pinho Dinis, no Posto de Turismo de Seia.
Já aconteceu um colóquio sobre "Artes Estéticas" e uma actividade de pintura livre com artistas locais nos jardins da Casa Municipal de Cultura. No dia 23, o músico e realizador Fernando Rocha e o pintor Mário Silva participam num encontro do Espaço Internet, prosseguindo a "Artis 1", no dia seguinte, com um recital de poesia de autores locais e, no dia 25, haverá o lançamento do livro "O mundo dos Apartes", de Mário Jorge Branquinho, complementando com a banda de Jaz Wonder Brass. Ao longo da iniciativa, realizam-se concertos com a participação das Bandas de Seia e Associação Musical Juvenil de Tourais.